O que são ideias simples para Locke?

Índice

O que são ideias simples para Locke?

O que são ideias simples para Locke?

a) Em II ii 1, Locke propõe que, das idéias que temos, algumas “são em si não-compostas, não contendo em si senão uma aparência, ou concepção, uniforme na mente, não podendo ser separadas em idéias diferentes”. Essas são as idéias simples; as demais, complexas.

Qual a origem das idéias de Locke?

  • Embora considerasse que a origem de todas as idéias estava fora do indivíduo, Locke via a capacidade de entendimento como inata e variável de pessoa para pessoa.

Quando começou a trabalhar para John Locke?

  • Já com 35 anos, John Locke começou a trabalhar para esse famoso personagem político, vindo a morar em sua residência, a Exeter House, onde esteve em contato com vários personagens políticos e intelectuais. Era não apenas seu secretário, pesquisador e amigo, mas também seu médico.

Quais são as ideias complexas?

  • Ele ressalta ainda que elas se dividam em dois grupos: as ideias simples e as ideias complexas. As simples são aquelas as quais podem ser divididas em duas partes que estão relacionadas entre se e que tem a seguinte divisão: ideias de sensações, como, por exemplo, o sabor.

Como o filósofo propõe essas ideias?

  • O filósofo propõe, então, que as ideias sejam adquiridas por meio da experiência, tendo origem na sensação, na reflexão ou por uma operação conjunta de ambas – sendo a sensação a fonte primária. Dessa forma, a origem delas seria completamente externa, isto é, a mente humana não pode criá-las ou destruí-las.

Postagens relacionadas: