O que são carbamatos e organofosforados?

O que são carbamatos e organofosforados?

O que são carbamatos e organofosforados?

Organofosforados e carbamatos são compostos químicos amplamente utilizados em agropecuária como inseticidas, no controle de pragas em plantações e de parasitas em animais. O Brasil é um dos maiores consumidores desses produtos no mundo, tendo participado com 7% no consumo mundial em 19956.

Qual o grupo dos organofosforados?

Simultaneamente, mecanismos de autodefesa do inseto tentam degradar e excretar as moléculas inseticidas. ... Hoje, falaremos sobre os carbamatos e organofosforados, inseticidas neuromusculares pertencentes ao Grupo 1 (inibidores da acetilcolinesterase).

Quais são os produtos organofosforados?

Os agrotóxicos organofosforados são ésteres, amidas ou derivados tiol dos ácidos de fósforo, contendo várias combinações de carbono, hidrogênio, oxigênio, fósforo, enxofre e nitrogênio.

O que são organofosforados e carbamatos quais a relação da acetilcolinesterase com essas substâncias?

Os compostos organofosforados e carbamatos são inibidores da colinesterase, impedin- do a inativação da acetilcolina, permitindo assim, a ação mais intensa e prolongada do me- diador químico nas sinapses colinérgicas, a nível de membrana pós-sináptica.

O que são os carbamatos?

Carbamatos, também chamados de Uretanos, são compostos orgânicos derivados do ácido carbâmico (compostos nitrogenados) com ação anticolinesterásica, ou seja, capaz de inibir de forma reversível a ação da enzima Acetilcolinesterase (AchE), responsável pela a degradação da acetilcolina (uma molécula neurotransmissora) ...

O que é intoxicação por carbamato?

Organofosfarados e carbamatos são inseticidas comuns que inibem a atividade da colinesterase, causando manifestações muscarínicas agudas (p.

Como podemos classificar o organofosforado?

Os organofosforados possuem vários grupos segundo sua estrutura, estando entre os mais numerosos os fosfatos (diclorvos), fosforotioatos (fenitrothion, temephos) e fosforoditioatos (malathion, dimetoato).

Para que serve organofosforado?

Os organofosforados são um grupo de compostos químicos amplamente utilizados em agropecuária como inseticidas, ocasionando intoxicações acidentais em animais e humanos, e mesmo sendo utilizados em tentativas de suicídio.

Quais seriam as substâncias antagonistas aos organofosforados?

O tratamento das intoxicações por organofosforados baseia-se principalmente no uso da atropina, antídoto sintomático e, com menor freqüência, das oximas, antídotos específicos que reativam as colinesterases.

Quais são os sintomas de intoxicação por organofosforados?

  • Os sintomas de intoxicação por organofosforados e carbamatos incluem tremores, convulsões e, eventualmente, colapso do sistema nervoso central e morte. ACETILCOLINESTERASE: é uma enzima que quebra a acetilcolina, neurotransmissor encontrado no cérebro que é responsável pelos impulsos nervosos.

Quais são as intoxicações por Carbamatos?

  • Contudo, alguns carbamatos podem causar intoxicações graves, não diferenciadas clinicamente dos organofosforados, como é o caso do Aldicarb. No Quadro VI se apresentam algumas afecções que devem ser usadas para diagnóstico diferencial na intoxicação por OF e Carbamatos.

Como são absorvidos os inseticidas?

  • Os inseticidas organofosforados e carbamatos são absorvidos pelo organismo, pelas vias oral, respiratória e cutânea. A absorção por via oral ocorre nas intoxicações agudas aciden-tais, nas tentativas de suicídio, sendo, portanto, a principal via implicada nos casos atendi-dos nos serviços de emergência.

Qual a nomenclatura de inseticidas?

  • NOMENCLATURA DE INSETICIDAS QUANTO AO MODO DE AÇÃO CONTATO: resultante da absorção pelo tegumento do organismo alvo em borrifações residuais ou espaciais; INGESTÃO: o praguicida age e penetra no organismo alvo através da via oral; FUMIGANTE: alcança o organismo alvo na forma de vapor, através de suas vias respiratórias. QUANTO À PERSISTÊNCIA

Postagens relacionadas: