Quais são os instrumentos críticos que são utilizados no consultório odontológico?

Quais são os instrumentos críticos que são utilizados no consultório odontológico?

Quais são os instrumentos críticos que são utilizados no consultório odontológico?

Instrumentos odontológicos críticos:

  • Agulhas;
  • Seringas;
  • Materiais para os implantes;
  • Instrumentos de corte ou pontiagudos;
  • Cinzel;
  • Raspador;
  • Curetas;
  • Alavancas;

O que é um procedimento crítico?

3.3.3) Procedimentos críticos – aqueles onde existe a presença de sangue, pus ou matéria orgânica contaminada pela perda da continuidade de qualquer tecido.

O que é desinfecção na odontologia?

A limpeza das superfícies e componentes dos equipamentos odontológicos deve ser realizada com água e sabão neutro e a desinfecção com álcool a 70%(1). ... A limpeza geral deve ser realizada com água e sabão. Paredes, janelas, portas, tetos e pisos não constituem risco de infecção, desde que mantidos limpos.

O que é artigo crítico em biossegurança?

Artigo crítico: Aquele utilizado em procedimentos de alto risco, que penetra tecidos ou órgãos. Requer esterilização para uso.

Quais são os materiais semi-críticos?

Artigos semicríticossão aqueles destinados ao contato com a pele não intacta ou com mucosas íntegras. Ex.: equipamentos respiratórios e de anestesia, endoscopia, etc. Requerem desinfecção de alto nível ou esterilização. Artigos não críticossão artigos destinados ao contato com a pele íntegra do paciente.

Quais são os instrumentais críticos?

=> Instrumentos críticos: são instrumentos de corte ou ponta que penetram nos tecidos sub-epiteliais. Devem ser obrigatoriamente esterilizados. => Instrumentos semi-críticos: são instrumentos que entram em contato com a mucosa ou pele íntegra (moldeiras, espelhos, instrumentais para restaurações).

Qual a diferença entre procedimentos críticos e não críticos?

=> Procedimentos semi-críticos: quando entram em contato com secreções orgânicas (saliva) sem invadir o sistema vascular (inserção de material restaurador, aparelho ortodôntico). => Procedimentos não críticos: quando não há contato com secreções orgânicas nem penetração no sistema vascular.

O que é desinfecção Biossegurança?

=> Desinfecção: é um processo que elimina microrganismos patogênicos de seres inanimados, sem atingir necessariamente os esporos. Pode ser de alto nível, intermediário ou baixo. => Esterilização: é um processo que elimina todos os microrganismos: esporos, bactérias, fungos e protozoários.

Quais são os instrumentos semi-críticos?

  • => Instrumentos semi-críticos: são instrumentos que entram em contato com a mucosa ou pele íntegra (moldeiras, espelhos, instrumentais para restaurações). Podem ser desinfetados, mas quando possível e preferencialmente esterilizados. => Instrumentos não críticos: entram em contato apenas com a pele íntegra ou não entram em contato com o paciente.

Quais são os artigos não críticos?

  • Artigos Não Críticos: São artigos que não tocam no sangue nem na saliva, mas podem ser contaminados por eles indiretamente, pelas mãos do profissional. Classificação dos Artigos segundo SPAULDING REFLETOR, CADEIRA, ARMÁRIO, RAIO X, etc

Quais são os artigos semi críticos?

  • Artigos Semi Críticos: São artigos que não penetram no tecido do paciente, mas tocam na saliva e eventualmente no sangue. Classificação dos Artigos segundo SPAULDING Seringa de ar, Alta rotação, Micro motor, Brocas, Moldeiras, etc. Artigos Semi - críticos DESINFECÇÃO

Qual a origem dos instrumentos ópticos?

  • Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Os instrumentos ópticos são equipamentos construídos para auxiliar a visualização do que seria muito difícil ou impossível de enxergar sem eles. As peças fundamentais que compõem a maioria dos instrumentos ópticos são os espelhos e lentes .

Postagens relacionadas: