O que é um instrumento financeiro básico de exemplos?

O que é um instrumento financeiro básico de exemplos?

O que é um instrumento financeiro básico de exemplos?

Instrumento financeiro: é um contrato que dá origem a um ativo financeiro, a um passivo financeiro ou a um instrumento patrimonial. Ativo financeiro contém as seguintes características: Caixa; Instrumento patrimonial de outra entidade.

O que são instrumentos financeiros CPC?

Instrumento financeiro é todo e qualquer contrato que gere um ativo financeiro para uma parte enquanto, para a segunda parte, é gerado um passivo financeiro ou um instrumento patrimonial.

Quais são os instrumentos financeiros derivativos?

Derivativos são instrumentos financeiros sempre derivados de um ativo, utilizados por pessoas ou instituições nos mercados futuros ou de opções. Esses instrumentos são utilizados para realizar hedge (proteção), para gerenciar riscos ou mesmo para especular.

Quais as três classificações de instrumentos financeiros?

Instrumentos financeiros ao custo amortizado; Instrumentos financeiros ao valor justo por meio dos outros resultados abrangentes; e. Instrumentos financeiros ao valor justo por meio do resultado.

O que o CPC 39 instrumentos financeiros considera como ativos financeiros?

Dentro desta definição podemos ver que um INSTRUMENTO FINANCEIRO ATIVO é caixa ou um contrato cuja finalidade é receber um ATIVO FINANCEIRO em uma data futura. ... Sua principal intenção é receber fluxos de caixa em uma data futura – novamente não há o que se falar em valor intrínseco do contrato.

Como contabilizar um instrumento financeiro?

Todos os instrumentos financeiros derivativos devem ser registrados no balanço patrimonial ao valor justo, pelo regime de competência, como ativos financeiros quando eles representam direitos contratuais de receber caixa ou como passivos financeiros quando eles representam obrigações contratuais de entregar caixa.

O que é CPC 48 IFRS 9?

A IFRS 9 (CPC 48) possui um único modelo de perda de crédito esperada aplicável a todos os ativos financeiros mensurados ao custo amortizado e instrumentos de dívida mensurados a VJORA, com algumas simplificações para recebíveis comerciais, ativos contratuais e recebíveis de arrendamento.

Qual a classificação de instrumentos financeiros?

  • Aplica-se à classificação de instrumentos financeiros, na perspectiva do emitente, em ativos financeiros, passivos financeiros e instrumentos patrimoniais; a classificação de juros respectivos, dividendos, perdas e ganhos; e as circunstâncias em que ativos financeiros e passivos financeiros devem ser compensados.

Qual a relação entre os instrumentos financeiros passivos?

  • Assim, os instrumentos financeiros estabelecem uma relação entre o investimento realizado no momento presente (aspecto essencial do contrato estabelecido) e os fluxos de caixa ou outro ativo financeiro. O mesmo se dá em sentido inverso, ou seja, há uma obrigação dos instrumentos financeiros passivos.

Quais são os instrumentos financeiros mensurados?

  • Exceto as contas a receber que estão dentro do alcance do CPC 47 (Receita de Contrato com Cliente), na mensuração inicial, os instrumentos financeiros devem ser mensurados pelo seu valor justo (o que normalmente coincide com seu valor de aquisição) mais os custos incorridos para a sua obtenção ou emissão.

Como Evidenciar o valor contábil dos instrumentos financeiros?

  • Deve-se evidenciar, no balanço patrimonial ou em notas explicativas, o valor contábil das seguintes categorias de instrumentos financeiros, conforme CPC 40: Ativos financeiros mensurados ao valor justo por meio de outros resultados abrangentes.

Postagens relacionadas: