O que são insetos Monófagos?

Índice

O que são insetos Monófagos?

O que são insetos Monófagos?

O alerta é do ecólogo Carlos Roberto Fonseca, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que se interessou por animais que costumam passar despercebidos: insetos monófagos, especializados em comer uma única espécie de planta.

Quais são insetos mastigadores?

Libélulas, gafanhotos, baratas, louva-a- Deus, cupins e besouros são insetos mastigadores.

Qual a diferença entre inseto e praga?

Existem diversos fatores que influenciam e prejudicam o bom desenvolvimento de uma cultura agrícola, dentre eles está o ataque de insetos durante o cultivo. Um inseto só é considerado praga quando realiza um ataque na planta, e este ataque é capaz de causar um prejuízo econômico significativo ao produtor.

Qual a função das peças bucais nos insetos?

O aparelho bucal possui modificações segundo a maneira pela qual o inseto se alimenta, ataca ou se defende de inimigos. Desse modo as peças bucais estão adaptadas, conforme o caso, para mastigar, picar, lamber, sugar, roer. Assim, o aparelho bucal pode ser de três tipos: mastigador, lambedor e sugador.

Qual o tipo de aparelho bucal de um inseto que alimenta de seiva de planta?

Estes insetos também têm um aparelho bucal picador-sugador que eles usam para perfurar a planta e sugar sua seiva.

Qual é a segunda região do corpo dos insetos?

  • O tórax é a segunda região do corpo dos insetos, sendo facilmente reconhecida nos adultos por apresentar as estruturas locomotoras ( pernas e asas). É a região mais compacta e robusta do corpo, sendo também a mais pesada e resistente.

Quais são as espécies fitófagas?

  • Dentre as espécies fitófagas, muitos se alimentam de plantas de importância econômica, tornando-se pragas. Normalmente, esses percevejos fitófagos alimentam-se das sementes, que são verdadeiros “pacotes” de nutrientes, com alto teor de nitrogênio.

Quais são os insetos sugadores?

  • Os insetos sugadores caracterizam-se por possuírem o aparelho bucal especializado em sugar a seiva vegetal, apresentando-o na forma de uma estrutura alongada denominada rostro, semelhante a um bico, contendo estiletes perfurantes no seu interior.

Quais são os insetos mastigadores?

  • Os insetos mastigadores apresentam, como característica de seu aparelho bucal, as mandíbulas especializadas em cortar, recortar, triturar, roer e perfurar o tecido vegetal que utilizam para sua ali- mentação, para moldar ninhos ou cultivar outros organismos do qual se alimentam, como é o caso das formigas cortadeiras.

Postagens relacionadas: