Quais insetos são considerados pragas?

Quais insetos são considerados pragas?

Quais insetos são considerados pragas?

Pragas secundárias
Pulgão Myzus persicae (Sulzer)AphididaeSim
Pulgão Aphis gossypii GloverAphididaeSim
Pulgão-da-couve Brevicoryne brassicae (L.)AphididaeNão
Formigas cortadeiras Sauva spp.FormicidaeNão

Como os insetos se tornam pragas?

Geralmente tornam-se pragas as espécies não nativas de um local que ao serem introduzidas nele se reproduzem de forma a prejudicar o equilíbrio ecológico, podendo ocasionar até mesmo a extinção das espécies nativas.

Que tipo de praga?

Quais são as principais pragas que atacam as plantações?

  • Helicoverpa armigera. Fonte: Embrapa. ...
  • Broca-do-café (Hypothenemus hampei) ...
  • Mofo Branco (Sclerotinia sclerotiorum) ...
  • Cochonilhas (Dactylopius coccus) ...
  • Mosca-das-frutas (e do caribe) ...
  • Ácaros. ...
  • Ferrugem da soja (Phakopsora pachyrhizie) ...
  • Mosca branca (Bemisia tabaci)

Quais são os insetos mastigadores?

Em outros grupos tanto a fase adulta como as fases jovens (larva, ninfa) são mastigadoras. Neste grupo encontram-se os grilos, paquinhas, gafanhotos, besouros, larvas de maripo- sas e borboletas, e larvas de moscas.

Quais grupos de organismos são considerados pragas agrícolas?

Dentro da classe insecta a rande maioria das pragas agrícolas pertencem às ordens Coleoptera, Lepidoptera, Hemiptera, Hymenoptera, Isoptera, Orthoptera, Diptera e Thysanoptera.

Qual o conceito de que são pragas e de três exemplos de pragas?

Nesse texto vamos utilizar o conceito de que pragas agrícolas são organismos que prejudicam a produção da lavoura: insetos, doenças e plantas daninhas.

Quais são os critérios para considerar um inseto como praga agrícola?

Um inseto só pode ser considerado praga quando atinge um determinado índice de dano econômico para a cultura plantada. Dependendo da espécie, do tamanho populacional da praga, da fase de desenvolvimento, estrutura vegetal atacada e da duração do ataque, pode haver maior ou menor prejuízo, em quantidade e em qualidade.

Porque um inseto se torna praga de uma cultura?

Conceitualmente, podemos dizer que um inseto se torna uma praga quando ele aumenta em população, ao ponto de ocasionar perturbações no desenvolvimento da lavoura, além de, prejuízos econômicos.

Como pode ser utilizada o controle de pragas?

  • Outra forma que também pode ser utilizada no controle de pragas são os métodos físicos. Eles envolvem queima, inundação, drenagem e tratamento térmico do solo, sendo o último menos explorado pelos produtores. Esse método funciona como uma alternativa ao uso de defensivos agrícolas para eliminação de pragas na cadeia produtiva agrícola.

Qual a origem das pragas agrícolas?

  • Origem e importância das pragas agrícolas A origem e a importância dos insetos como pragas em plantas cultivadas Prof. Dr. Bráulio Santos Eng. Agr., Entomologista [email protected] ORIGEM DA RELAÇÃO INSETO/PLANTA RECURSOS ALIMENTARES NATURAIS DA CLASSE INSECTA Entomologia é a ciência que estuda o insetos

Como pode ser usado o controle biológico de pragas?

  • Além disso, o controle biológico de pragas não polui o meio ambiente e não faz mal para a população de modo geral. Outra forma que também pode ser utilizada no controle de pragas são os métodos físicos. Eles envolvem queima, inundação, drenagem e tratamento térmico do solo, sendo o último menos explorado pelos produtores.

Quais são as pragas mais preocupantes no processamento de alimentos?

  • Pragas mais preocupantes no Processamento de Alimentos. A diversidade de Pragas encontradas em Instalações de Processamento Alimentar irá variar de acordo com o clima, geografia e ingredientes alimentares processados, mas as mais comuns são os Escaravelhos, Traças, Roedores, Baratas e Moscas.

Postagens relacionadas: