O que é uma anedota?

Índice

O que é uma anedota?

O que é uma anedota?

Anedota é um gênero textual que apresenta narrativa composta por diálogos diretos e situações do cotidiano que surpreendem o interlocutor. Ela relata uma história curiosa ou engraçada que, geralmente, tem o intuito de provocar o riso.

Qual a função do texto anedota?

Uma anedota é uma breve história, de final engraçado e às vezes surpreendente, cujo objetivo é provocar risos ou gargalhadas em quem a ouve ou lê. É um recurso humorístico utilizado na comédia e também na vida cotidiana de todas as pessoas.

Qual é a função da piada?

Gênero textual piada: Piada é uma breve história que geralmente possui um final e que tem por objetivo provocar risos ou gargalhadas em quem ouve.

Qual o significado da anedota no Brasil?

  • Em termo literal, a anedota possui praticamente o mesmo significado e sentido da piada. No Brasil, está cada vez mais em desuso, sendo lembrado apenas em narrativas com conteúdo humorístico e, por isso, é comum a confusão entre os dois gêneros.

Quais são os tipos de anedotas?

  • Existem diversos tipos de anedotas, destinadas para um público-alvo ou que abordam um assunto específico. Por exemplo: anedotas infantis (para crianças), anedotas secas (com teor sarcástico), entre outras.

Qual a diferença entre a piada e a anedota?

  • A piada é reservada para um dito espirituoso, uma referência indireta e satírica dirigida a alguém. Para entender a diferença entre as duas narrativas é preciso se atentar para um detalhe básico. A grosso modo, a anedota sempre apresenta duplo sentido.

Postagens relacionadas: