O que é linfonodos na tireoide?

Índice

O que é linfonodos na tireoide?

O que é linfonodos na tireoide?

Os linfonodos, também conhecidos como ínguas, caroços ou gânglios linfáticos, são pequenas glândulas em forma de 'feijão', que estão distribuídas por todo o corpo, e que ajudam o sistema imune a funcionar corretamente, uma vez que filtram a linfa para remover vírus e bactérias que podem ser um risco para o organismo.

O que é metastase na tireoide?

Pesquisa revela por que a metástase do câncer de tireoide nos gânglios não é tão preocupante. Quando o câncer de tireoide apresenta metástase nos gânglios (ou linfonodos), a situação é menos preocupante do que as metástases em gânglios de outros tumores, como mama, cólon, pulmão etc.

Como saber se tem metastase na tireoide?

O diagnóstico vem de uma fundamental biópsia, aquela por aspiração com agulha fina (PAAF). As malignidades metastáticas, no entanto, podem causar potenciais dilemas diagnósticos, confundindo quem avalia.

Qual a função da tireoide?

  • A tireoide é uma glândula com um papel muito importante na produção de hormônios e controle do metabolismo. Ela é uma parte complexa do nosso organismo e muitas coisas podem prejudicar o seu funcionamento.

Qual a glândula da tireoide?

  • A glândula tireoide está localizada na parte da frente do pescoço, logo abaixo da laringe (cordas vocais). Ela produz hormônios que regulam o seu metabolismo, que é o processo de como o seu corpo usa e armazena sua energia. O câncer de tireoide ocorre quando tumores, também conhecidos como nódulos, crescem na tireoide.

Posso surgir nódulos na tireoide?

  • Na tireoide podem surgir ainda nódulos benignos, situação mais comum do que o câncer. Em geral, a doença é assintomática, mas a produção de hormônios é comprometida. O nódulo apresenta-se como único ou vários espalhados pela tireoide.

Qual a classificação do nódulo tireoidiano?

  • A classificação pode ser feita: O endocrinologista também pode classificar o nódulo tireoidiano como sendo: Hiperecogênico: massa com maior densidade que o osso, podendo indicar um nódulo tireoidiano com calcificação. Os nódulos com vascularização central tem maiores chances de serem tumores malignos.

Postagens relacionadas: