O que são isótopos e quais são suas aplicações atualmente?

Índice

O que são isótopos e quais são suas aplicações atualmente?

O que são isótopos e quais são suas aplicações atualmente?

Conceitualmente, isótopos são átomos que possuem o mesmo número de prótons, ou seja, são espécies distintas do mesmo elemento, diferindo apenas no número de massa e de nêutrons. ... Estes isótopos são muito utilizados em diversas aplicações, desde a obtenção de energia até na medicina para tratamentos radioterápicos.

Quais as principais aplicações de isótopos?

Além da datação de fósseis e rochas, os isótopos radioativos têm uma gama de aplicações práticas: Na Medicina, são utilizados no estudo, diagnóstico e tratamento de diversas doenças.

Quais são os átomos isótopos?

  • Átomos isótopos possuem o mesmo número de prótons e diferente número de nêutrons. Ouvir: Isótopos. Definição de isótopos e exemplos

Qual a massa de um átomo?

  • A massa de um átomo é encontrada por meio de um aparelho chamado de espectrômetro de massa, que indica a massa de um isótopo com uma exatidão de seis casas decimais. Para determinar a massa atômica de um elemento, os isótopos que o constituem e a média ponderada (abundância) em que eles aparecem devem ser levados em consideração.

Quais são as propriedades dos isótopos?

  • Os isótopos em geral possuem mesmas propriedades químicas, visto que esse tipo de propriedade só depende do número atômico, como é o caso da solubilidade. No entanto, podem apresentar diferentes propriedades físicas devido a suas massas serem diferentes, como é o caso da densidade.

Quais são as massas atômicas que vemos nessa tabela?

  • Por isso, as massas atômicas que vemos nessas tabelas, são médias ponderadas das massas dos diversos isótopos estáveis existentes no universo que esse elemento químico possui. Por exemplo, o oxigênio possui três isótopos estáveis:

Postagens relacionadas: