O que são isótopos isóbaros e isótonos?

Índice

O que são isótopos isóbaros e isótonos?

O que são isótopos isóbaros e isótonos?

Os isótonos são átomos que possuem a mesma quantidade de nêutrons; os isóbaros possuem o mesmo número de massa, e os isoeletrônicos, o mesmo número de elétrons.

Como calcular Isótonos?

  1. número atômico (Z) = 56, pois o enunciado diz que os átomos possuem números atômicos consecutivos; assim, se B vale 55, C vale 56;
  2. n = 86, pois o enunciado diz que os átomos A e C são isótonos;
  3. A = 142, encontrado pela soma entre o número de prótons (56) e o número de nêutrons.

Quais são os isótopos naturais?

  • * Isótopos: São átomos de um mesmo elemento químico que possuem a mesma quantidade de prótons (mesmo número atômico), mas diferenciam-se pelo número de massa (A = prótons + nêutrons). O seu número de massa é diferente porque a quantidade de nêutrons no núcleo é diferente. Por exemplo, o carbono possui três isótopos naturais ...

Quais são os átomos isótopos?

  • Os átomos isótopos possuem as mais variadas aplicações. Uma delas é na área da ecologia. Estudos têm utilizado isótopos estáveis de carbono e nitrogênio para verificar a estrutura trófica de alguns animais em paisagens que foram alteradas.

Quais são os isótopos que podem se transformar em outro?

  • Os isótopos que podem se transformar em outro isótopos são os radioisótopos. Esses radioisótopos, ao se ligarem a uma molécula que indica a localização do câncer, é liberado radiações que irão inibir a multiplicação do DNA cancerígeno, e consequentemente, o crescimento.

Quais são os átomos isótonos?

  • Agora, os átomos isótonos são aqueles em que o número de nêutrons é igual, enquanto o número de massa e número atômico se difere. Porém, para que um átomo possa ser identificado como isótono é necessário utilizar a fórmula: n = A – Z. Para exemplificar, veja os exemplos:

Postagens relacionadas: