O que é Isoterma de sorção de água de um alimento?

Índice

O que é Isoterma de sorção de água de um alimento?

O que é Isoterma de sorção de água de um alimento?

As isotermas de sorção são curvas que relacionam a umidade de um alimento com a sua atividade de água. ... Adicionalmente, o calor total de sorção diminuiu com o aumento do teor de umidade de equilíbrio dos grãos.

Para que servem as isotermas de sorção?

As isotermas de sorção são de grande importância para predizer processos de secagem e armazenamento de um produto. A histerese é um fenômeno que ocorre devido à diferença entre as curvas de adsorção e dessorção.

Qual a diferença entre os métodos DDI e DVS?

Os instrumentos DVS existentes oferecem resultados do momento. O VSA oferece ao DVS a capacidade adicional de um novo modo DDI que mostra toda a imagem de como o seu produto muda durante a adsorção e dessorção.

Como a isoterma pode ser aplicada nos alimentos?

O conhecimento das isotermas de sorção de umidade dos alimentos tem aplicação na predição do tempo de secagem, vida útil do produto, determinação do tipo de embalagem e na caracterização do produto, inclusive quando o mesmo é constituído por componentes de atividade de água diferentes (Alexandre et al., 2007).

Por que o café solúvel aglomera se não fechar hermeticamente a tampa?

Por que o café solúvel aglomera se não fechar hermeticamente a tampa? As respostas para essas perguntas podem ser obtidas através da isoterma de sorção de cada produto. Todos os produtos tendem a entrar em equilíbrio com a umidade relativa do ambiente que o envolve, inclusive dentro da embalagem (micro-ambiente).

Qual a importância de se conhecer as curvas de equilíbrio higroscópico isotermas de sorção?

Durante a secagem, as isotermas de equilíbrio higroscópico do produto apresentam grande importância, por ter como finalidade estabelecer se o produto sob determinadas condições de temperatura e umidade relativa do ar tende ganhar ou perder água (ANSELMO, et al 2006).

Como funciona o AquaLab?

O equipamento AquaLab é um psicrômetro que utiliza a técnica do ponto de orvalho em espelho resfriado para medida de atividade de água. ... Na prática, ou seja no AquaLab, isso é determinado pela medida da temperatura em um espelho resfriado quando começa a condensação.

O que é monocamada Bet?

A adsorção de uma molécula de adsorbato ocorre independentemente da adsorção em sítios vizinhos. A atividade do adsorbato é diretamente proporcional a sua concentração. Adsorbatos formam uma monocamada. Cada sítio de adsorção pode ser ocupado por apenas uma partícula.

Porque ocorre a histerese nos alimentos?

A histerese é um fenômeno que ocorre devido à diferença entre as curvas de adsorção e dessorção. ... A histerese foi calculada pela área compreendida entre as curvas de dessorção e adsorção. De acordo com os resultados obtidos o modelo de GAB foi o que melhor se ajustou às isotermas de equilíbrio da manga.

Postagens relacionadas: