O que são jogos de exercícios para Piaget?

Índice

O que são jogos de exercícios para Piaget?

O que são jogos de exercícios para Piaget?

(NEGRINE, 1994, p. 4). Sendo assim, Piaget define jogos de exercício como podendo ser jogos de exercício de pensamento como jogos sensório-motores, sendo que ambos estão relacionados ao prazer funcional ou “à tomada de consciência de novos poderes” (XAVIER).

O que são jogos de exercícios?

Os jogos de exercício, também conhecidos como sensório-motores, têm como finalidade o próprio prazer do funcionamento. Os exercícios são pautados na repetição de gestos e movimentos simples como agitar os braços, sacudir objetos, emitir sons, caminhar, pular, correr etc.

O que são jogos de imaginação?

Jogo simbólico, também chamado de faz-de-conta, caracteriza-se por recriar a realidade usando sistemas simbólicos, ele estimula a imaginação e a fantasia da criança, favorecendo a interpretação e ressignificação do mundo real.

Quais são as fases do desenvolvimento cognitivo Segundo Piaget?

  • Essas mudanças fazem com que o egocentrismo diminua devido à maior interação da criança com o meio. As fases do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget são: sensório motor (0 a 2 anos), pré-operatório (2 a 7 anos), operatório-concreto (7 a 12 anos) e operatório-formal (a partir dos 12 anos).

Quais são os jogos de exercícios?

  • Os jogos de exercícios se referem a atividade de prazer funcional e não de representação; os jogos simbólicos são a representação de um objeto ausente ou de simulação funcional; e os jogos de regras emergem das relações sociais e/ ou interindividuais. Mas sua classificação dos jogos não se esgota aí.

Como abordar os jogos no desenvolvimento cognitivo?

  • Desta forma, este estudo tem como objetivo abordar os jogos na concepção de três diferentes teóricos do desenvolvimento cognitivo: Piaget, Vygotski e Wallon, de maneira que as contribuições advindas do jogo sejam relacionadas ao desenvolvimento da criança.

Qual a relação do jogo com a inteligência?

  • Para Piaget, o jogo possui estreita relação com a construção da inteligência. Ressaltando que o prazer que resulta do jogo espontâneo motiva a aprendizagem.

Postagens relacionadas: