O que é gírias na língua portuguesa?

Índice

O que é gírias na língua portuguesa?

O que é gírias na língua portuguesa?

Gíria é a palavra ou expressão de caráter informal, usada em diálogos no cotidiano, cujo uso não aplica-se à norma culta da Língua Portuguesa. Uma gíria faz parte da comunicação e, muitas vezes, contribui para o rápido entendimento entre as pessoas que pertencem a um mesmo grupo social.

Qual a origem dessas gírias?

  • Com a expansão dos meios de comunicação e da internet, muitas gírias foram criadas, por exemplo: chatear, teclar, trolar, lol, etc. Algumas gírias podem surgir de palavras estrangeiras, por exemplo, “ brother ”, que significa “irmão” em inglês, sendo utilizada por grupos para indicar um grande amigo.

Quais são exemplos de gírias?

  • Exemplos de Gírias. Segue abaixo, alguns exemplos de gírias: Palavras. Canhão: mulher muito feia; Cara: vocativo para amigo ou colega; Corno: pessoa que foi traída;

Qual é a gíria de grupo?

  • Gíria de grupo – É restrita às pessoas do grupo, pois só elas são capazes de decifrar o que está sendo dito; código entre seus membros; meio de identificação própria, peculiar; expressão de sentimentos de restrição relativos à sociedade; representa uma escolha social.

Como ocorre a expansão da gíria nas ruas?

  • A expansão da gíria ocorre de acordo com a proporção social que atingiu. Então, é comum se ouvir nas ruas algo que está sendo dito em uma novela ou programa de audiência. É importante estudar a gíria e seu efeito em relação aos valores sociais, pois é um meio de se entender o mundo atual e a repercussão que os canais de comunicação detêm.

Postagens relacionadas: