O que são lacunas nos materiais semicondutores?

Índice

O que são lacunas nos materiais semicondutores?

O que são lacunas nos materiais semicondutores?

Em física, química e engenharia eletrônica, um buraco de elétron (muitas vezes chamado simplesmente de buraco ou lacuna) é a falta de um elétron em uma posição onde um poderia existir em um átomo ou estrutura atômica. ...

Como são formadas as lacunas no material tipo N?

Quando o processo de dopagem introduz na estrutura cristalina uma quantidade de átomos com mais de quatro elétrons na última camada, como o fósforo (P), pentavalente, forma-se uma nova estrutura cristalina denominada cristal N.

O que é um material intrínseco?

Materiais semicondutores. Semicondutor intrínseco é aquele encontrado na natureza na sua forma mais pura, ou seja a concentração de portadores de carga positiva é igual à concentração de portadores de carga negativa.

Como é formado um semicondutor Tipo-n?

Um semicondutor tipo-N é obtido através do processo de dopagem em que se adiciona um composto, normalmente pentavalente, isto é, com 5 elétrons na camada de valência, ao semicondutor para aumentar o número de portadores de carga livres (neste caso negativos, elétrons livres).

Quais são as características dos semicondutores?

  • Mas qual são as características dos semicondutores que os tornam tão importantes para a eletrônica? Os semicondutores formam Bandas de Energia, com as seguintes características: São formadas bandas, separadas por Lacunas. A última banda é chamada de Banda de Condução. Logo abaixo existe a Banda de Valência, e em baixo as outras camadas.

Qual o número de elétrons e lacunas?

  • Em semicondutor puro, sem impurezas, chamado de semicondutor intrínseco, o número de elétrons e de lacunas sempre será igual, já que os dois são gerados (termicamente) aos pares. Definimos n como o número de elétrons/cm3e p como o número de lacunas/cm3.

Qual a diferença entre semicondutores e isolantes?

  • Conclusão parcial: Sob temperatura 0K os semicondutores possuem a camada de valência totalmente preenchida e um ΔE relativamente baixo (entre o ΔE dos condutores e dos isolantes), o que possibilita controlar a condutividade deles variando a temperatura.

Postagens relacionadas: