O que quer dizer oleaginosas?

Índice

O que quer dizer oleaginosas?

O que quer dizer oleaginosas?

Nozes, castanhas, amêndoas, entre outros frutos secos… o que esses alimentos têm em comum? Popularmente conhecidos como oleaginosas, eles nada mais são do que sementes comestíveis, ricas em óleo e com alto teor de gordura, de plantas.

Quais alimentos são considerados oleaginosas?

Entre os principais tipos de oleaginosas estão alimentos muito conhecidos, como as nozes, as castanhas, a avelã, o amendoim e a amêndoa. O alto teor de gordura boa desses produtos confere energia e, como também são fontes de vitaminas e minerais, colaboram para o bom funcionamento do organismo.

O que as leguminosas fazem?

Esses alimentos são ricos em Ferro principalmente, em Zinco, Cálcio, Fósforo, Potássio, Vitaminas do complexo B, em especial a B1, e ácido fólico. Além disso, as leguminosas têm pouca gordura e muita fibra em sua composição. Isso faz com que elas causem uma sensação de saciedade no organismo.

Quais são as oleaginosas?

  • As oleaginosas são compostas pelas nozes, pistache, castanha do Pará, avelã, macadâmia, castanha de caju e amêndoas. Também são grãos, mas suas cascas são rígidas e possuem sementes quase sempre comestíveis. A nutricionista Cecilia explica que podem ser consumidas in natura e também são benéficas para o nosso organismo.

Como confundir leguminosa e oleaginosa?

  • Em suma, confundir alguns grupos de alimentos é normal, como por exemplo: Fruta ou fruto, legume ou verdura, entre outros. Veja a explicação da nutricionista para essa dúvida: "No caso das oleaginosas e leguminosas, a confusão vem exatamente do amendoim, que é uma leguminosa e não uma oleaginosa e está sempre presente nos mix de cereais.

Quais são as leguminosas?

  • As leguminosas, por exemplo, ao contrário do que o nome nos leva a pensar, não são os legumes, mas sim os grãos produzidos em vagens, como feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico, soja e amendoim.

Como as oleaginosas são consumidas no Brasil?

  • Graças ao seu alto teor de gordura, as oleaginosas foram durante muito tempo uma das principais fontes de energia para o homem. Recentemente, arqueólogos encontram em Israel evidência do consumo de oleaginosas por nossos ancestrais 780 mil anos atrás! Conheça os benefícios e as calorias das oleaginosas mais consumidas no Brasil:

Postagens relacionadas: