O que é a concentração fundiária no Brasil?

Índice

O que é a concentração fundiária no Brasil?

O que é a concentração fundiária no Brasil?

A concentração fundiária é considerada por muitos um grave problema no espaço rural do Brasil, com a maior parte das terras nas mãos de poucas pessoas. ... Isso revela que há uma grande quantidade de terras sob posse de um número muito pequeno de pessoas.

Qual é a diferença entre latifúndio?

O latifúndio é uma grande propriedade rural, este pode ser estabelecido por dois critérios: o imóvel que tenha mais de 600 vezes o módulo rural médio de uma região ou o imóvel pode ser até menor que 600 vezes o módulo rural, mas se ele não atender a função social, será considerado latifúndio.

Qual é o significado de latifúndio?

  • Latifúndioé um termo originário da língua latina, combinação de "lātus" (significa amplo, espaçoso, extensivo) e fundus (fazenda), e que atualmente serve para se referir à propriedade rural de grande extensão, constituída em sua maioria de terras não cultivadas e/ou exploradas com técnicas de baixa produtividade.

Quem é o maior latifúndio do Brasil?

  • O estado do Mato Grosso é o que possui maiores propriedades, ocupando 868 territórios rurais, seguido de Mato Grosso do Sul, onde se encontra 341 latifúndios. O estado do Pará apresenta 188 extensões rurais. Por isso, é considerado o estado com os maiores latifúndios do Brasil.

Por que o latifúndio é uma fazenda?

  • Os grandes pensadores, porém, dentro e fora do Brasil, contestavam o modelo, que basicamente só trazia lucro para o dono do latifúndio. Pode-se dizer sem receio que o país, desde 1500 até sua industrialização nos anos 1930 foi uma enorme fazenda, ou uma coleção de latifúndios.

Qual o papel do latifúndio nas monoculturas?

  • Nos séculos seguintes, o latifúndio, basicamente monocultor era lucrativo, eficiente e tinha importante papel no povoamento das colônias. Com o passar do tempo, em especial após a primeira Revolução Industrial, plantar grandes extensões de terra se utilizando apenas da mão-de-obra escrava se tornou obsoleto nas monoculturas de cacau, fumo e arroz.

Postagens relacionadas: