Como são os jogos teatrais e para que servem?

Índice

Como são os jogos teatrais e para que servem?

Como são os jogos teatrais e para que servem?

Jogos Teatrais é o termo utilizado em português para designar qualquer estrutura de jogo que possa ser utilizado no teatro, seja dramático (a partir de textos de teatro), cenas, esboços ou improvisações, ou também na forma de jogos lúdicos ou brincadeiras.

O que é um jogo teatral?

Os jogos teatrais foram criados para auxiliar na preparação de atores e estudantes para a prática teatral. São desafiadores e divertidos.Com esses jogos, a aprendizagem acontece pela experiência e experimentação.

Para que servem os jogos teatrais?

“Assim como aprendemos a calcular para estudar matemática, que nada mais é do que uma linguagem, os jogos teatrais facilitam a apreensão da linguagem teatral”, explica a professora da USP Ingrid Koudela. ... “O objetivo dos jogos é o próprio ato de jogá-los, já que vem daí a relação com o outro”, explica Ingrid.

Qual é a diferença entre jogo dramático e jogo teatral?

Diferentemente do jogo dramático, o jogo teatral é intencional e explicitamente dirigido para observadores, isto é, pressupõe a existência de uma platéia. Todavia, tanto no jogo dramático de representação dramática ou simbólica desenvolve-se na ação improvisada e os papéis de cada jogador na são estabelecidos.

Quais são as regras dos jogos teatrais?

Ingrid Koudela (2011), afirma que os Jogos Teatrais consistem em três regras que “incluem a estrutura: onde; quem e o quê”. O “onde” está relacionado ao ambiente; o “quem” está dentro do ambiente, personagem ou relacionamento e “o quê” é a atividade a ser executada, ação de cena.

Qual é o elemento principal do jogo teatral?

A estrutura dramática dos jogos teatrais de Viola Spolin faz parte das regras do jogo, e se refere basicamente a três elementos: Quem (personagem/relacionamento); Onde (ambiente/cenário); e O Quê (ação/atividade).

Qual a origem dos jogos teatrais?

  • Jogos teatrais. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Jogos Teatrais é o termo utilizado em português para designar qualquer estrutura de jogo que possa ser utilizado no teatro, seja dramático (a partir de textos de teatro), cenas, esboços ou improvisações, ou também na forma de jogos lúdicos ou brincadeiras .

Como funciona o sistema de jogos teatrais?

  • Maria Lucia Souza Barros Puppo considera o sistema de jogos teatrais "a operacionalização lúdica dos princípios inerentes ao método das ações físicas de Stanislavski (Regras do jogo na escola in Dossiê Jogos Teatrais. Revista Fênix)". Ingrid Koudella aprofundou-se nos preceitos brechtianos presentes na obra de Spolin.

Por que o jogo teatral é um jogo de regras?

  • O jogo teatral passa necessariamente pelo estabelecimento de acordo de grupo, por meio de regras livremente consentidas entre os parceiros. O jogo teatral é um jogo de construção com a linguagem artística. Na prática com o jogo teatral, o jogo de regras é princípio organizador do grupo de jogadores para a atividade teatral.

Por que o teatro não tem nada a ver com talento?

  • Procura-se, com os jogos teatrais, desenvolver uma forma de prática teatral que não seja elaborada apenas na mente do ator ou jogador, mas por sua vivência. Seu método propõe que o teatro seja feito por qualquer pessoa que pode aprender a atuar e ter uma experiência criativa pelo teatro, afirmando que teatro não tem nada a ver com talento.

Postagens relacionadas: