O que é uma lesão cutânea?

Índice

O que é uma lesão cutânea?

O que é uma lesão cutânea?

As Lesões de pele ou Lesões Cutâneas são interrupções da integridade cutâneo-mucosa que resultam no desequilíbrio da saúde, muitas vezes impedindo ou dificultando atividades básicas do dia a dia, como locomoção e convivência.

Quais são as lesões primárias da pele?

As lesões primárias são as que ocorrem na pele que previamente não havia lesões, como as máculas/manchas, pápulas/placas, nódulos, vegetações, vesículas e bolhas. Já as secundárias são as decorrentes de alterações nas lesões primárias, como é o caso da liquenificação, do espessamento, da cicatriz e da úlcera.

Quais são as lesões da pele?

Os exemplos abrangem nevos, verrugas, líquen plano, picadas de inseto, queratoses seborreicas e actínicas, algumas lesões de acne e câncer de pele.

Como caracterizar lesões de pele?

Morfologia básica:

  1. Mácula: lesão plana, sem relevo. ...
  2. Pápula: elevação sólida, circunscrita, de até 1 cm de diâmetro.
  3. Placa: lesão palpável, elevada em “platô”. ...
  4. Nódulo: lesão firme, endurada, circunscrita, podendo ser mais ou menos saliente. ...
  5. Urtica: lesão em relevo, com edema, coloração vermelho-róseo.

O que quer dizer cutânea?

adjetivo Da pele; próprio ou relacionado com o tecido que envolve o corpo do homem ou dos animais; que tem relação com a cútis, com a camada externa que envolve a pele: afecção cutânea; músculo cutâneo.

Como tratar lesões na pele?

Como tratar: O médico pode indicar o uso de soro fisiológico para amolecer as crostas e depois aplicar uma pomada antibiótica como neomicina, nebacetin, mupirocina, gentamicina, retapamulina ou Cicatrene durante 5 a 7 dias, até que as feridas tenham cicatrizado completamente.

Quais são os tipos de lesões elementares?

As lesões elementares são aquelas modificações da pele determinadas por processos inflamatórios, degenerativos, circulatórios, neoplásicos, por distúrbios do metabolismo ou por defeito de formação. Por serem externas, são de fácil acesso ao exame clínico, e empregam-se, na semiotécnica, a inspeção e palpação.

O que é lesão primária?

As lesões primárias são aquelas que ocorrem no momento do trauma. No paciente com ferimentos por projétil de arma de fogo ou arma branca que penetram o crânio, a lesão primária ocorre em virtude do trauma direto ao parênquima encefálico.

Como descrever lesões elementares?

As lesões elementares são aquelas modificações da pele determinadas por processos inflamatórios, degenerativos, circulatórios, neoplásicos, por distúrbios do metabolismo ou por defeito de formação. Por serem externas, são de fácil acesso ao exame clínico, e empregam-se, na semiotécnica, a inspeção e palpação.

Por que essas lesões causam lesões na pele?

  • Estas lesões são principalmente causadas por S. aureus e S. pyogenes e causa lesões na pele que formam crostas, bolhas, sendo bem delimitadas ou extensas, e por isso devem ser sempre observadas pelo médico para que o tratamento seja iniciado o quanto antes.

Quais são as lesões elementares da pele?

  • As lesões elementares da pele são classificadas de acordo com sua morfologia, textura, cor, distribuição e tamanho. Aparecem em pele previamente saudável.Podem ser classificados como Mácula: Uma mácula é uma mudança de cor superficial, sem elevação nem depressão e, portanto, não é palpável.

Qual é a erosão da pele?

  • Erosão: uma erosão é uma descontinuidade da pele que exibe perda superficial da epiderme. É uma lesão úmida, circunscrita e geralmente deprimida. Úlcera: uma úlcera é uma descontinuidade da pele que exibe perda penetra além da apiderme, podendo perfurar derme, hipoderme e ir até os músculos.

Quais são as lesões primárias?

  • As características típicas das lesões primárias incluem a verificação de elas serem planas ou erguidas, sólidas ou cheias de líquido, de cor escura ou clara, grandes ou pequenas, lisas ou grosseiras. Máculas são lesões planas e não palpáveis, em geral com diâmetro < 10 mm.

Postagens relacionadas: