O que são ligamentos e quais os tipos?

Índice

O que são ligamentos e quais os tipos?

O que são ligamentos e quais os tipos?

Ligamentos são estruturas formadas por tecido fibroso (principalmente colágeno) que são responsáveis pela comunicação entre dois ossos nas articulações. Eles são responsáveis pela estabilidade das articulações e por isso sua presença é fundamental em todas as articulações.

O que são ligamentos e quais são as funções?

Os ligamentos são estruturas especializadas que ligam os ossos entre si, promovendo estabilidade das articulações, e servem de guia para o movimento articular. São peças de tecido conjuntivo denso compostas por fibras colágenas que fornecem alta resistência à tração (BENJAMIN & RALPHS, 1997).

O que é ligamento do corpo humano?

Ligamentos são cordões fibrosos resistentes compostos por tecido conjuntivo que contém fibras elásticas e de colágeno. As fibras elásticas permitem que os ligamentos se alonguem até certo ponto. Os ligamentos ficam ao redor das articulações e as mantêm juntas.

Qual é o tecido que forma os tendões e ligamentos?

O tecido conjuntivo denso não modelado compõe os tendões e os ligamentos.

Qual a função dos ligamentos?

  • A função dos ligamentos é unir dois ou mais ossos estabilizando e protegendo as articulações do corpo, de modo a evitar o deslocamento dos ossos agindo, assim, como amortecedores.

Por que os ligamentos são classificados?

  • Além disso, dependendo da localização, os ligamentos são classificados em: Ligamentos multissegmentares: formados pelo ligamento longitudinal anterior, ligamento longitudinal posterior e ligamento supra espinhoso. Ligamentos segmentares: formados pelo ligamento interespinhoso, ligamento amarelo, ligamento intertransverso, ...

Quais são os ligamentos do corpo?

  • Ou seja, os ligamentos permitem que os movimentos sejam fáceis e estáveis ao mesmo tempo. Os ligamentos estão presentes em todos os membros do nosso corpo. Eles são encontrados ao redor dos joelhos, dos tornozelos, dos cotovelos, dos ombros, dentre outros.

Quais são os ligamentos articulares?

  • Ligamentos articulares: este tipo de ligamento une entre si duas cabeças ósseas de uma articulação, por exemplo, o ligamento dos ombros e dos joelhos. Ligamento Suspensores : nesse caso, os ligamentos mantêm no seu local fisiológico de origem determinados órgãos internos, por exemplo, o útero e a bexiga.

Postagens relacionadas: