O que são ligações químicas e sua importância?

Índice

O que são ligações químicas e sua importância?

O que são ligações químicas e sua importância?

Os átomos dos elementos químicos se ligam com outros átomos em busca da estabilidade, em processos chamados de ligações químicas. São elas que permitem que os elementos, categorizados na tabela periódica, se relacionem entre si e produzam milhões de substâncias.

O que são ligações químicas e como elas ocorrem?

As ligações químicas são as interações que ocorrem entre átomos para se tornarem uma molécula ou substância básica de um composto. ... Esse processo é explicado pela teoria do octeto, que dita que cada átomo, para alcançar estabilidade, precisa ter em sua camada de valência oito elétrons.

Por que estudar ligações químicas?

Uma das grandes razões de se estudar as ligações químicas é a capacidade de explicar as propriedades físicas, químicas e mecânicas de um material, permitindo assim a fabricação de novos materiais. Mas afinal, o que é uma ligação química? De forma simples, uma ligação química é a junção de dois ou mais átomos.

Como podemos diferenciar uma ligação química?

Ligações Químicas

  1. Ligações iônicas: transferência de elétrons;
  2. Ligações covalentes: compartilhamento de elétrons;
  3. Ligações metálicas: existência de elétrons livres.

Quais os três tipos de ligações químicas?

Em função disso, as ligações químicas são classificadas em três tipos: iônica, covalente e metálica.

Como saber qual o tipo de ligação química?

Para identificar se uma ligação é covalente, iônica ou metálica basta visualizar os átomos que se ligam. Se forem ametais, a ligação é covalente; se for um metal e outro ametal, a ligação é iônica. Se todos forem metais, a ligação é metálica.

Qual a origem da ligação química?

  • “Ligação química” foi um termo usado pela primeira vez por Gilbert Newton Lewis no ano de 1920 em um artigo para explicar por que os átomos se mantêm unidos para formar as substâncias e também por que eles permanecem unidos ao longo de milhares de anos.

Qual a denominação de uma ligação química?

  • Cada um desses processos é caracterizado por uma denominação de ligação química. É importante, entretanto, salientar que a grande maioria das ligações não ocorre de modo a pertencer 100% a um determinado grupo. O que ocorre é determinada ligação apresentar propriedades intermediárias a um e a outro grupo.

Como são as ligações químicas iônicas?

  • As ligações químicas iônicas são realizadas entre íons, que são formados por cátions (carga positiva) e ânions (carga negativa). Diferente da ligação de covalência, essa ligação envolve a doação e recebimento de elétrons para que os átomos alcancem o octeto.

Quais são as ligações químicas fortes entre átomos?

  • As ligações químicas fortes ou primárias entre átomos podem ser do tipo iônica, covalente ou metálica. As ligações do tipo iônica (figura 1), encontrado em átomos metálicos com não metálicos, se Figura 1 – Ligação Iônica caracterizam por uma doação de elétron em decorrência da eletronegatividade entre esses átomos.

Postagens relacionadas: