O que são ligações iônicas de um exemplo?

Índice

O que são ligações iônicas de um exemplo?

O que são ligações iônicas de um exemplo?

A ligação iônica ocorre com formação de íons, que se associam por atração eletrostática. Ocorre entre metal, que tem tendência a perder elétron, e um não metal, que tem tendência a receber elétrons. Um exemplo desse tipo de ligação é o cloreto de sódio (NaCl), formado pelos elementos sódio () e cloro ().

Qual a ligação entre compostos iônicos?

  • A ligação que ocorre entre esses íons, que será de natureza eletrostática, é chamada de ligação iônica, e são ligações fortes. Tendo em vista o tipo de ligação química, os compostos iônicos apresentam propriedades bem definidas, como:

Como aparecem ligações iônicas no nosso cotidiano?

  • Gás Nobre, como as ligações iônicas aparecem no nosso cotidiano? Se tem algo que pode ser considerado irresistível, é ver aquele cineminha, com uma boa companhia, comendo aquela pipoca amanteigada.

Como ocorre a ligação química entre elétrons e íons?

  • Ocorre com a transferência de elétrons de um átomo para outro, formando cátions ( íons positivos) e ânions (íons negativos), que se atraem mutuamente. Essa ligação química, portanto, ocorre entre elementos que têm grandes diferenças na eletronegatividade, formando aglomerados de íons.

Qual a ligação iônica entre metal e metal?

  • A ligação iônica ocorre entre dois elementos distintos, que são: Metal: elemento que tem tendência a doar um elétron, e, consequentemente, tornar-se um cátion (com carga positiva); Não metal: pode ser ametal, semi-metal ou hidrogênio, visto que estes têm a propriedade de doar elétrons e tornarem-se ânions (com carga negativa).

Postagens relacionadas: