O que são os lisossomos e como eles contribuem para o bom funcionamento de nossas células?

Índice

O que são os lisossomos e como eles contribuem para o bom funcionamento de nossas células?

O que são os lisossomos e como eles contribuem para o bom funcionamento de nossas células?

Os lisossomos são organelas citoplasmáticas, originadas no complexo de Golgi e têm a capacidade de degradar partículas. Presentes na maioria dos seres vivos eucariontes, os lisossomos estão envolvidos em outras atividades celulares como reparo de membrana e secreção.

O que os lisossomos digerem?

Estrutura dos Lisossomos Uma célula com seus lisossomos e outras organelas. ... Essas organelas contêm muitas enzimas que lhes permite degradar um grande número de substâncias. As enzimas são peptidases (digerem aminoácidos), nucleases (digerem ácidos nucleicos), lipases (digerem lipídios), entre outras.

O que é função Heterofágica e autofágica dos lisossomos?

Função heterofágica – Digerir produtos oriundos da fagocitose e da pinocitose. Função autofágica – Pode ser de dois tipos: autofagia (digestão de organelas e estruturas da própria célula) e autólise (pelo rompimento da membrana lisossômica, as enzimas vazam para o citoplasma destruindo completamente a célula).

Onde se formam os lisossomos e as suas enzimas?

Os lisossomos são organelas cujas membranas tem origem nos sáculos da face TRANS do complexo de Golgi (CG), principalmente de suas margens, ou na TGN enquanto suas enzimas hidrolíticas são sintetizadas no RER e adicionadas de açúcares marcadores nas cisternas do CG.

Qual a organela responsável pela secreção de substâncias para fora da célula?

O complexo golgiense é uma importante organela das células eucariontes e apresenta-se em maior quantidade naquelas especializadas no processo de secreção. É nessa organela que muitas substâncias produzidas no retículo endoplasmático, como proteínas, são modificadas, armazenadas e endereçadas.

Como ocorre a função Heterofágica?

Já com relação à digestão heterofágica, o que ocorre é a entrada de moléculas ou microrganismos na célula por fagocitose ou pinocitose. Após essa internalização, esse material fica contido em um vacúolo que, por sua vez, se funde ao lisossomo.

Postagens relacionadas: