O que é a tributação de lucros e dividendos?

O que é a tributação de lucros e dividendos?

O que é a tributação de lucros e dividendos?

Taxação de lucros e dividendos É uma forma de compensar a redução dos demais impostos. Ficam isentos da cobrança os lucros e dividendos distribuídos por empresas que estão no Simples Nacional e por empresas optantes do regime de lucro presumido que faturam até R$ 4,8 milhões.

Quem paga Imposto sobre lucros e dividendos?

A distribuição de lucros e dividendos hoje é isenta de Imposto de Renda. Ou seja, o sócio ou investidor que recebe não precisa pagar uma parte à Receita Federal, como fazem os empregados em relação aos seus salários.

Como colocar lucros e dividendos no imposto de renda?

Para declarar dividendos no Imposto de Renda: Na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”, no campo “09 – Lucros e dividendos recebidos”. Depois o contribuinte deve clicar em “novo” e informar se é o titular ou dependente, assim como o valor e a companhia que pagou os dividendos.

Como será a tributação de dividendos?

De acordo com o texto, os lucros e dividendos serão taxados em 15% a título de Imposto de Renda na fonte, mas fundos de investimento em ações ficam de fora.

Como é feito o cálculo de dividendos?

Calcular o dividendo pertencente a um acionista costuma ser algo bastante simples: basta multiplicar o dividendo pago por ação (abreviado como "DPA" ou "DPS") pela quantidade de ações possuídas.

Como fazer o cálculo para distribuição de lucros?

Distribuição de lucros: Aprenda a como fazer o cálculo

  1. A distribuição de lucros é feita com base na lucratividade da empresa em determinado período.
  2. Não existe uma lei que determine quando a distribuição de lucros deve acontecer Assim, a periodicidade desse pagamento deve estar definida no Contrato Social da empresa.

Tem que pagar Imposto de Renda sobre dividendos?

De acordo com o texto, os lucros e dividendos serão taxados em 15% a título de Imposto de Renda na fonte, mas fundos de investimento em ações ficam de fora.

Qual a alíquota sobre lucros e dividendos?

  • Desde 1995 a distribuição de lucros não é tributada no Brasil. Anteriormente, a alíquota sobre lucros e dividendos era de 15%, até que entrou em vigor a Lei nº 9.249/95. Essa lei determina que os lucros e dividendos pagos ou creditados pelas pessoas jurídicas não ficam sujeitos à incidência do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF).

Como é a tributação de lucros e dividendos?

  • Tributação de Lucros e Dividendos: o que o projeto de lei atual pretende? Desde 1995 a distribuição de lucros não é tributada no Brasil. Anteriormente, a alíquota sobre lucros e dividendos era de 15%, até que entrou em vigor a Lei nº 9.249/95.

Como conseguir lucros com ações que pagam dividendos?

  • Ou seja, conseguem obter lucros mesmo quando a economia do país não está indo tão bem. Quem possui ações que pagam dividendos podem receber lucros mesmo quando o mercado não está tão favorável. É importante lembrar que nem todas as empresas listadas na Bolsa de Valores pagam dividendos.

Como declarar lucros e dividendos com a Receita Federal?

  • Chegou a hora de prestar contas com a Receita Federal, se você ainda não sabe como declarar lucros e dividendos no Imposto de Renda, vamos te ajudar nessa! Embora para muitas pessoas fazer a declaração se pareça com um bicho de sete cabeças, fique tranquilo, pois não é bem assim.

Postagens relacionadas: