O que é uma chuva intensa?

O que é uma chuva intensa?

O que é uma chuva intensa?

Chuvas intensas são eventos de baixa previsibilidade, mas com grande impacto social, causando prejuízos tanto financeiros quanto humanos.

Qual a importância das equações das chuvas intensas?

As equações de chuvas intensas são fundamentais para a estimativa do escoamento superficial, em situações onde não há dados medidos de vazão, ou quando a bacia hidrográfica está sofrendo processos de mudanças (MELO JÚNIOR et al., 2005; ENDO et al.,2005; OLIVEIRA et al., 2008).

Quais são as variáveis envolvidas para a determinação das chuvas intensas em uma região?

As grandezas que caracterizam as precipitações são a altura pluviométrica, a intensidade, a duração e a freqüência da precipitação.

Como ocorre o processo da erosão hídrica provocada por uma chuva intensa?

Segundo Lima (2010), a erosão hídrica ocorre devido destacamento das par- tículas do solo pela ação da precipitação e do escoamento, acarretando o transporte das partículas para jusante onde se depositam podendo ser novamente destacadas.

Qual a importância do conhecimento da frequência de um evento de chuva?

O conhecimento do comportamento dos eventos extremos de precipitação e consequentes vazões observadas é de extrema importância para desenvolvimento de projetos de obras hidráulicas, tais como, drenagem agrícola, vertedouros de barragens, bueiros e drenagem urbana, canais de terraço, entre outros.

Qual a importância do estudo e conhecimento das chuvas?

O estudo das precipitações é, então, uma ferramenta de fundamental importância na agricultura, pois conhecendo-se a probabilidade de ocorrência de certos eventos, como por exemplo: de um veranico (curtos períodos secos dentro da estação chuvosa de uma região); de alguns dias consecutivos chuvosos; da ocorrência de ...

Quais os principais tipos de chuvas?

Tipos de chuva

  • Chuva orográfica. A chuva orográfica, ou chuva de relevo, ocorre quando massas de ar úmido esbarram em obstáculos naturais como montanhas e serras. ...
  • Chuva ciclônica. ...
  • Chuva convectiva. ...
  • Chuva ácida.

Quais são as formas que pode acontecer na erosão hídrica?

Erosão Pluvial, aquela causada pela ação das chuvas; Erosão Fluvial, causada pela ação dos rios; Erosão Lacustre, ocasionada pela ação dos lagos; Erosão Marinha, causada pela ação dos mares.

Que práticas podem ser utilizadas para minimizar os efeitos da chuva no controle da erosão hídrica?

(2000a) concluíram que o sistema plantio direto é mais eficaz no controle das perdas de solo, reduzindo-as em 68 e 52%, em relação ao manejo com uma aração associada a duas gradagens e escarificação associada a uma gradagem, respectivamente.

Qual é o tipo de chuva?

  • Chuva é o fenômeno atmosférico em que ocorre a precipitação de gotas de água resultantes da condensação do vapor d´água presente na atmosfera. Podemos classificar os tipos de chuvas de acordo com seus processos de formação em: frontais, orográficas e convectivas. Vamos conhecer melhor esse último tipo.

Por que a chuva pode provocar inundações?

  • Nos grandes centros urbanos, com ocupação inadequada do terreno, este tipo de chuva pode trazer transtornos à população. Devido ao grande volume de água precipitado em pouco tempo, a capacidade de escoamento das cidades não é suficiente, o que provoca inundações.

Como é a medida da chuva?

  • Primeiramente, vamos entender um pouquinho como é medida a chuva. Isso mesmo, como medimos a quantidade de água que cai do céu (também conhecida como precipitação). Existem várias métricas associadas à chuva, como intensidade, frequência e duração. Primeiro, vamos nos ater uma medida específica: a pluviosidade.

Como ocorrem as chuvas de Verão?

  • Chuvas convectivas também chamadas de chuvas de verão ou chuvas de convecção ocorrem em razão da diferença de temperatura, umidade e pressão que ocorre no ciclo convectivo atmosférico. Vejamos como esse ciclo se processa:

Postagens relacionadas: