O que é o lixo eletrônico?

O que é o lixo eletrônico?

O que é o lixo eletrônico?

E-lixo, resíduos de equipamento eletroeletrônico (REEE) ou lixo eletrônico. Todos esses termos se referem à mesma coisa: produtos elétricos e eletrônicos quebrados, danificados ou sem utilidade por algum motivo e pilhas descarregadas que devem ser descartados.

O que o lixo eletrônico pode causar ao meio ambiente?

Em suma, o descarte incorreto de E-lixos impacta a saúde pública devido aos metais pesados, gera danos ao meio ambiente através da contaminação de solos, lençóis freáticos e os organismos da fauna e da flora e, além disso, reduz o tempo de vida dos aterros sanitários.

Por que se preocupar com o E-lixo?

Um dos principais problemas reside no fato de que o descarte em local incorreto pode gerar diversas contaminações. O uso de aterros sanitários inadequados, por exemplo, faz com que o solo e os lençóis freáticos sejam contaminados. Em outros casos, é o ar que sofre com a poluição pela emissão de gases.

Como pode ser classificado o Lixo Eletrônico?

Primeiramente, são agrupadas como resíduos sólidos de forma geral, depois classificados como classe 1, ou seja, perigosos. São itens eletroeletrônicos como impressoras, celulares, televisões, lâmpadas enfim. Os resíduos devem ter a destinação correta para o nosso bem e de nosso planeta.

Como é descartado o Lixo Eletrônico no Brasil?

Há diferentes iniciativas criadas para auxiliar as pessoas a descartar o lixo eletrônico corretamente. A Abree tem em seu site um sistema para consulta de locais que recebem produtos eletrônicos e dão encaminhamento ambientalmente adequado. A associação conta com mais de 1,3 mil pontos de coleta.

Qual é o melhor destino para o lixo eletrônico?

Uma empresa que faz o descarte correto para o e-lixo é a PARCS que é especializada na manufatura reversa de resíduos eletrônicos, você pode levar seu lixo eletrônico para a Parcs e, caso faça seu cadastro como empresa, descrevendo os resíduos eletro eletrônicos que deseja descartar, ela agenda a coleta sem custos.

Quais são os perigos do lixo eletrônico?

O grande problema do descarte irregular são as substâncias químicas que são liberadas no meio ambiente, alguns deles são, chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, dentre outros). Ao serem dispensados irregularmente podem provocar a contaminação do solo e da água. Em contato com o ser humano, pode provocar doenças graves.

Quais são os impactos que a fabricação de aparelhos eletrônicos causam ao meio ambiente e o que fazer com tanto lixo eletrônico *?

Após a destruição de equipamentos eletrônicos, como por exemplo, interruptor de circuito eletrônico, poderá ocorrer o vazamento do mercúrio, que irá se infiltrar no solo e causar danos ambientais e a população. O mesmo pode ocorrer com o cádmio que além de se infiltrar no solo pode contaminar os depósitos fluviais.

Por que os lixos eletrônicos são descartados?

  • Pela irresponsabilidade humana, os lixos eletrônicos são descartados em espaços errados, causando diversos malefícios ao meio ambiente e a saúde humana ao seu redor. Muitas pessoas residem próximas aos ambientes desses descartes, gerando grandes contaminações que chegam ao lençol freático.

Como os eletrônicos poluem o meio ambiente?

  • Esses equipamentos poluem o ambiente, além de gerar grandes impactos negativos, que prejudicam a saúde humana e a natureza. Os eletrônicos têm em sua composição o mercúrio, um metal líquido, além do chumbo e do cádmio, elementos químicos que danificam o meio ambiente.

Como os materiais eletrônicos impactam o meio ambiente?

  • Produzido a partir de material inorgânico, como cobre, alumínio e metais pesados, esses acabam impactando negativamente o meio ambiente. Além de comprometer ecologicamente o planeta, os compostos que formam os materiais eletrônicos são nocivos aos próprios seres humanos.

Como esses elementos químicos são absorvidos pelo solo?

  • Além do mais, esses elementos químicos supracitados são absorvidos pelo solo, e, consequentemente, atingem os lençóis freáticos. A crise hídrica, assim, tem sido potencialmente afetada, uma vez que o descarte dos materiais eletrônicos só cresce.

Postagens relacionadas: