Quais as funções da macromoléculas?

Índice

Quais as funções da macromoléculas?

Quais as funções da macromoléculas?

são macromoléculas encontradas em todas as células vivas, que constituem os genes, responsáveis pelo armazenamento, transmissão e tradução das informações genéticas. Tais moléculas recebem esse nome devido ao seu caráter ácido e também por terem sido descobertos no núcleo celular, em meados do século XIX.

O que são macromoléculas e Micromoléculas?

As moléculas são formadas por uma quantidade exata de átomos que se ligam covalentemente, enquanto as macromoléculas possuem um número indeterminado de átomos.

Qual a origem das macromoléculas?

  • Como veremos mais adiante, as macromoléculas podem ser de origem biológica ou sintética. Os primeiros têm funções infinitas nos seres vivos, e os últimos são amplamente utilizados pela sociedade – como os plásticos, por exemplo.

Qual o tamanho das macromoléculas?

  • Como o nome indica, uma das características distintivas das macromoléculas é seu tamanho grande. Eles consistem em pelo menos 1.000 átomos, ligados por ligações covalentes. Nesse tipo de ligação, os átomos envolvidos na união compartilham os elétrons do último nível.

Quais são as macromoléculas sintéticas?

  • As macromoléculas sintéticas seguem a mesma estrutura biológica: muitos monômeros ligados para formar um polímero. Um exemplo disso são polietileno e nylon.

Quais são as macromoléculas do carbono?

  • Duas variedades alotrópicas do carbono que formam macromoléculas são o diamante e a grafita. Nas imagens abaixo você poderá ver que, no caso do diamante, cada átomo de carbono se liga a outros quatro átomos de carbono e origina uma macromolécula com estrutura tetraédrica.

Postagens relacionadas: