O que é glândula sebácea e qual sua função?

Índice

O que é glândula sebácea e qual sua função?

O que é glândula sebácea e qual sua função?

As glândulas sebáceas produzem uma secreção, denominada de sebo, que é rica em lipídios, tais como os triglicerídeos, ácidos graxos e colesterol. É essa substância que garante a lubrificação da pele, evita o ressecamento de pelos e impede a perda de água de maneira excessiva.

Qual a função e diferenças da glândula Écrina e Apócrina?

As écrinas são aquelas que liberam sua secreção sem que haja perda do citoplasma da célula secretora. Já as apócrinas eliminam secreção com porções do citoplasma. As glândulas sudoríparas écrinas, também chamadas de merócrinas, são as mais frequentes, não sendo encontradas apenas nos lábios, leitos ungueais e tímpanos.

Qual a diferença entre glândulas apócrinas e écrinas?

  • Outra diferença entre as glândulas sudoríparas apócrinas e écrinas é que o ducto das glândulas apócrinas se abre para um folículo piloso enquanto o ducto das glândulas écrinas se abre para a superfície da pele. Também podemos encontrar uma diferença entre as glândulas sudoríparas apócrinas e écrinas em suas respectivas secreções.

Como funcionam as glândulas écrinas na pele?

  • Essas glândulas liberam as suas secreções diretamente na superfície da pele. Além disso, a secreção não possui parte do citoplasma de suas células. O suor liberado pelas glândulas écrinas é mais diluído.

Quais são as glândulas exócrinas?

  • Elas são glândulas exócrinas, responsáveis pela eliminação do suor e consequentemente pela termorregulação do organismo. O tecido epitelial glandular forma a glândula sudorípara, na qual são encontradas duas porções:

Quais são as glândulas endócrinas?

  • As glândulas exócrinas produzem secreções ou substâncias que são excretadas em outros órgãos ou para fora do corpo através de canais. Diferentemente do que acontece com os hormônios das glândulas endócrinas, essas substâncias não são liberadas na corrente sanguínea.

Postagens relacionadas: