O que o que são margens continentais?

O que o que são margens continentais?

O que o que são margens continentais?

margem continental ativa. Borda ou margem de um continente que coincide com limite de placa que está sofrendo subducção por placa oceânica.

Quais são os componentes principais de uma margem continental?

Margens Continentais Estas feições representam 20% da área total ocupada pelos oceanos. As margens continentais são agrupadas em dois tipos principais: (1) margens passivas (tipo Atlântico) e; (2) margens ativas (tipo Pacífica).

Quais as características da plataforma continental?

Plataforma Continental É plana, com uma inclinação muito suave (1 m de declive para cada 1.000 m de extensão) e largura variável (70 a 80 km em média, podendo chegar a várias centenas). Essa largura é maior em oceanos como o Atlântico, com margens continentais passivas.

Qual a principal feição que diferencia uma margem ativa de uma passiva?

Margens passivas são margens continentais que não coincidem com um limite de placas tectónicas, pelo que não apresentam grande actividade sísmica ou vulcânica. Por oposição, as margens activas são aquelas que coincidem com limites tectónicos, pelo que a actividade sísmica e vulcânica pode ser bastante expressiva.

O que é margens continentais passivas?

margem continental passiva. Borda ou margem de um continente sem tectonismo pronunciado como, por exemplo, as margens continentais junto à costa brasileira, e que não coincidem com borda de placa tectônica.

Quais são as definições de assoalho oceânico?

O assoalho oceânico é a superfície sólida no fundo do mar. É inteiramente formado por magma basáltico, coberto por uma fina camada de sedimentos. Este basalto vem sendo expelido ao longo das dorsais meso-oceânicas há milhões de anos, de forma contínua.

O que a margem continental abriga?

A margem continental compreende toda a prolongação submersa da massa continental do estado dotado de litoral e é dotada de um leito e do subsolo da plataforma, o talude e a emersão continental. Não compreende, porém, o solo oceânico profundo com sua área oceânica, incluindo aí o seu subsolo.

Qual a característica da plataforma continental do Né do Brasil?

Apresenta-se estreita e rasa, sendo uma das poucas áreas no mundo a apresentar cobertura, quase em sua totalidade, de sedimentos carbonáticos biogênicos, considerando esta como uma plataforma continental estável e aberta.

O que é a plataforma continental Qual a importância da plataforma continental?

As plataformas continentais têm uma grande importância econômica e são alvo de muitos estudos, porque são uma grande fonte de recursos naturais. Algumas atividades estabelecidas nas plataformas continentais são muito importantes, como por exemplo as pescas, exploração petrolífera e prospecção.

O que é uma margem continental passiva?

margem continental passiva. Borda ou margem de um continente sem tectonismo pronunciado como, por exemplo, as margens continentais junto à costa brasileira, e que não coincidem com borda de placa tectônica.

Qual a evolução das margens continentais?

  • As margens continentais maduras, passivas e divergentes, continuam a sua evolução até ocorrer uma inversão tectónica. Nessa altura, depois da formação de uma zona de subducção, elas passam a margens convergentes, terminando a sua evolução num orógeno.

Quais são as margens magras?

  • Consoante a abundância de sedimentação distinguem-se as margens magras (2 a 4 km de sedimentos) das margens gordas (mais de 4 km). As margens magras são um conjunto de pequenas bacias delimitadas por relevos residuais de origem tectónica, os quais difilcutam a progradação dos sedimentos vindos do continente.

Por que o Brasil tem uma margem continental passiva?

  • O Brasil, por ter uma Margem Continental passiva [1], com expressivo aporte de sedimentos em boa parte dela, está fazendo uso, predominantemente, do “critério da espessura sedimentar” para estender a sua Plataforma Continental além do limite das 200 M da sua ZEE.

Quais são as margens mais estreitas da Terra?

  • São margens normalmente mais estreitas, raramente ultrapassando 50 km, com menor cobertura sedimentar. Nestas regiões concentram-se as principais atividades vulcânicas e sísmicas da Terra.

Postagens relacionadas: