Qual a importância do estudo das manifestações patológicas nas estruturas de concreto?

Índice

Qual a importância do estudo das manifestações patológicas nas estruturas de concreto?

Qual a importância do estudo das manifestações patológicas nas estruturas de concreto?

Logo, a análise das manifestações patológicas é função também de dois aspectos fundamentais: tempo e condições de exposição, tornando-a, assim, associada aos conceitos de durabilidade, vida útil e desempenho (ANDRADE e SILVA, 2005). Figura 2 – Hipóteses para reconversão de estruturas com desempenho insatisfatório.

Qual é a importância do estudo das patologias das estruturas?

O estudo das patologias nas construções é de grande importância na busca de qualidade dos processos construtivos e na melhoria da habitabilidade e durabilidade das edificações.

Quais as patologias mais comuns nas estruturas de concreto armado?

Corrosões de armadura, carbonatação, fissuras e lixiviação são algumas das patologias mais comuns encontradas em concreto que exigem análise criteriosa antes da escolha do tratamento ideal.

Quais são as manifestações patológicas na construção civil?

  • Assim, inúmeras são as manifestações patológicas na construção civil. Os problemas patológicos podem ter origem em qualquer fase e / ou etapa envolvida no processo construtivo de uma edificação, em que muitas vezes, podem ser atribuídos a um conjunto de fatores e não somente a uma falha em etapa isolada.

Quais são as manifestações patológicas?

  • De acordo com Storte (2006), as manifestações patológicas se dividem em: Grupo 1. Manifestações provocadas pela infiltração d’água, devido à ausência ou falha da impermeabilização. Corrosão das armaduras. A corrosão das armaduras é uma das mais comuns manifestações patológicas, e podem ser causadas por vários motivos:

Qual o diagnóstico adequado para uma manifestação patológica?

  • Um diagnóstico adequado de uma manifestação patológica deve indicar em que etapa do processo construtivo teve origem o fenômeno que desencadeou o problema, podendo constar as possíveis correções para o (s) problema (s) assim como medidas de profilaxia que servem tanto para evitar o seu aparecimento quanto a sua propagação.

Qual é a patologia das fundações?

  • Veja matéria completa no Portal da Revista Téchne – Patologia das construções: uma especialidade na engenharia civil – TECHNE 174 – Setembro 2011 – Texto Fernando Benigno da Silva Patologia das Fundações – 2ª edição traz imagens e ilustrações inéditas, casos detalhados e recomendações de boas práticas para cada setor construtivo.

Postagens relacionadas: