Quais são as macromoléculas orgânicas?

Índice

Quais são as macromoléculas orgânicas?

Quais são as macromoléculas orgânicas?

As quatro classes principais de moléculas orgânicas que constituem os seres vivos são as proteínas, os hidratos de carbono (carboidratos), os lipídeos e os ácidos nucleicos e formam moléculas de grandes dimensões, designadas por macromoléculas.

O que são macromoléculas?

Significado de macromolécula Molécula de grandes dimensões, obtida geralmente por polimerização.

Quais os monômeros que compõem cada macromolécula?

Os monômeros por sua vez, podem ser polimerizados em moléculas orgânicas ainda maiores: assim, os aminoácidos formam proteínas; os açúcares forma polissacarídeos; os nucleotídeos formam os ácidos nucléicos (DNA e RNA) e os graxos graxos, lipídios.

Quais são as macromoléculas?

  • As macromoléculas, também conhecidas como sólidos covalentes ou sólidos de rede covalente, são estruturas de massa molar bastante elevada e imprecisa, além de serem formadas por uma grande e ...

Quais são as macromoléculas sintéticas?

  • As macromoléculas sintéticas seguem a mesma estrutura biológica: muitos monômeros ligados para formar um polímero. Um exemplo disso são polietileno e nylon.

Quais são as moléculas orgânicas?

  • As quatros classes principais de moléculas orgânicas que constitutem os seres vivos são as proteínas, os hidratos de carbono, os lípidos e os ácidos nucleicos e formam moléculas de grandes dimensões, designadas por macromoléculas.

Quais são as macromoléculas do carbono?

  • Duas variedades alotrópicas do carbono que formam macromoléculas são o diamante e a grafita. Nas imagens abaixo você poderá ver que, no caso do diamante, cada átomo de carbono se liga a outros quatro átomos de carbono e origina uma macromolécula com estrutura tetraédrica.

Postagens relacionadas: