Por que o fenómeno da isomeria é tão importante?

Índice

Por que o fenómeno da isomeria é tão importante?

Por que o fenómeno da isomeria é tão importante?

O fenômeno da isomeria é muito comum na Química Orgânica, pois os compostos feitos de carbono podem se agrupar de diversas formas diferentes. Para se ter uma ideia, os 20 carbonos da fórmula molecular C20H42 podem se agrupar de modo a formar 366.319 compostos diferentes.

Por que os isômeros são importantes?

  • Os isômeros são importantes porque compostos com estruturas diferentes, mesmo que contenham os mesmos átomos, podem ter propriedades químicas drasticamente diferentes. Os compostos com as mesmas fórmulas moleculares podem diferir estruturalmente de duas maneiras.

Quais são os isômeros ativos?

  • Isômeros ativos ou antípodas ópticos São os isômeros de uma substância com carbono quiral que apresentam a capacidade de desviar o plano da luz polarizada para a esquerda ou para a direita. O isômero que desvia a luz para a direita é denominada dextrogiro, e o isômero que desvia a luz para a esquerda é denominado levogiro.

Quais são os tipos de isomeria?

  • Daí em diante surgiram cada vez mais casos de substâncias isômeras, que podem se enquadrar em dois tipos de isomeria: Isomeria plana (ou constitucional): Os isômeros podem ser diferenciados por meio de sua fórmula estrutural plana. Existem cinco tipos de isomeria plana: - Isomeria dinâmica (tautomeria).

Por que as moléculas assimétricas são enantiômeros?

  • Moléculas assimétricas como as mostradas acima, que são a imagem especular uma da outra e que não são sobreponíveis, são chamadas de enantiômeros. Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico?

Postagens relacionadas: