O que é um material eletricamente condutor?

Índice

O que é um material eletricamente condutor?

O que é um material eletricamente condutor?

Condutores, no contexto da física e da engenharia elétrica, são materiais nos quais as cargas elétricas se deslocam de maneira relativamente livre. ... Nesses materiais, o movimento de cargas elétricas é composto por cargas negativas. Materiais como cobre, alumínio, ouro e prata são bons condutores.

O que caracteriza um material?

Para a ciência, um material é qualquer conglomerado de matéria ou de massa. Na engenharia, um material é uma substância (composto químico) com uma propriedade útil, podendo ser mecânica, elétrica, óptica, térmica ou magnética.

Quais são os condutores elétricas?

  • Condutores são todos materiais que conduzem facilmente cargas elétricas, pois, na sua constituição possui elétrons livres, ou seja, elétrons que no material têm grande mobilidade entre os átomos. São aqueles que estão na última camada e que estão fracamente ligados ao núcleo. Como exemplos de condutores temos os metais e a grafite.

Quais são os materiais semicondutores mais utilizados?

  • Os materiais semicondutores mais usados são o Germânio ( Ge ) e o Silicio ( Si ). Seu comportamento se deve à ligação quimica, que é a ligação covalente ( onde se compartilha elétrons ). Cada atómo de Silicio se liga a quatro átomos vizinhos através da ligação covalente, ou seja, pares de eletrons são compartilhados entre dois atómos.

Por que os metais são bons condutores elétricos?

  • Em geral, os metais são bons condutores elétricos e, por isso, são muito utilizados na transmissão de corrente elétrica, em circuitos elétricos e em dispositivos eletrônicos.

Será que os condutores conduzem as cargas?

  • É o mesmo que dizer que os condutores conduzem as cargas, ou facilitam, a sua passagem e que os isolantes a isolam. Isso acontece em decorrência da estrutura atômica das substâncias, ou melhor, dos elétrons que os materiais apresentam na sua camada de valência. A camada de valência é aquela que fica mais distante do núcleo atômico.

Postagens relacionadas: