Qual a diferença entre os medicamentos genéricos de referência e similares?

Índice

Qual a diferença entre os medicamentos genéricos de referência e similares?

Qual a diferença entre os medicamentos genéricos de referência e similares?

De acordo com a Anvisa, os medicamentos similares têm por característica manter os mesmos princípios ativos, na mesma concentração, mesma dose e mesma forma farmacêutica do que aqueles medicamentos de referência ou os genéricos. A diferença está no fato de que esses medicamentos possuem marca e nome fantasia.

Quais são os medicamentos de referência?

Os medicamentos de referência - também conhecidos como “de marca” por terem marca comercial bem conhecida - são aqueles que possuem eficácia e segurança cientificamente comprovadas. Geralmente são produtos inovadores, com registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O que são medicamentos genéricos e similares?

O genérico é aquele com a tarja amarela e o G de genérico, e não tem nome de marca, ao contrário dos medicamentos de referência e dos similares. Para garantir que a cópia possa ser usada no lugar do medicamento de referência, é preciso realizar alguns testes que comprovem essa intercambialidade.

Como saber qual é o medicamento de referência?

Referência: este é um produto de marca e tem um nome comercial, normalmente com logotipo específico. – Genérico: o nome do produto será sempre um princípio ativo e nunca um nome comercial. A sigla que caracteriza a embalagem é a letra “G” (da palavra genérico) em amarelo.

Quais são os medicamentos éticos?

Medicamento de Referência, popularmente conhecido como “ético”, “de marca” ou “original” é aquele medicamento inovador, ou seja, ele é o primeiro medicamento a ser produzido para uma determinada doença, possuindo uma marca registrada e uma patente que dura em torno de 10 anos.

Quais são os medicamentos similares aos de referência?

  • Desde o ano de 2013, os medicamentos similares são equivalentes aos de referências, podendo ser diferentes apenas ao tamanho e ao formato dos produtos, assim como prazo de validade, embalagem, rotulagem, veículo e excipientes — substâncias que completam a massa e o volume na cápsula, de modo que seja identificado pela marca ou nome comercial.

Quais são as diferenças entre medicamentos genéricos e similares?

  • Contudo o que não é de conhecimento comum são as diferenças entre os medicamentos de referência, genéricos e similares. É considerado um medicamento inovador (com registro da Anvisa) que possui comprovação científica acerca de sua qualidade, eficácia e segurança.

Quais são os medicamentos de referência no mercado?

  • Os medicamentos de referência são conhecidos como medicamentos de marca. Em geral, eles são os primeiros de determinado tipo no mercado.

Qual a marca do medicamento genérico?

  • Na embalagem dos genéricos há uma tarja amarela contendo a letra “G” e a inscrição “Medicamento Genérico”. Como esse tipo de medicamento não tem marca, o que o consumidor lê na embalagem é o princípio ativo do medicamento.

Postagens relacionadas: