Como deve ser aplicada a vacina BCG?

Índice

Como deve ser aplicada a vacina BCG?

Como deve ser aplicada a vacina BCG?

Ouça em voz altaPausarA vacina BCG é aplicada no braço, preferencialmente no direito. Ela é intradérmica, ou seja, aplica-se entre entre as camadas derme e epiderme da pele. Nesse local de aplicação, fica uma cicatriz pequena, a que chamamos de “marquinha”. Ela é uma das formas de garantir que a vacina foi tomada.

Quanto tempo leva para a vacina BCG inflama?

Ouça em voz altaPausarComo é a reação da BCG? É causada por uma inflamação no local, não apresentar dor, apenas uma ardência na aplicação. Após algumas semanas da aplicação, podendo aparecer até os 6 meses de vida, uma vermelhidão local e a formação nódulo local, uma “bolinha”, podendo conter secreção ou não.

Qual o local de aplicação da vacina BCG?

Ouça em voz altaPausarregião do músculo deltoide, no nível da inserção inferior deste músculo, na face externa superior do braço direito (facilita a identificação da cicatriz em avaliações da atividade de vacinação).

Em qual local exato deve ser aplicada a vacina BCG?

Ouça em voz altaPausarA vacina BCG liofilizada, após diluição com solução de cloreto de sódio e completa homogeneização, é aplicada por via intradérmica na dose indicada de 0,1ml, na inserção inferior do músculo deltoide do braço direito.

Quantas doses da vacina BCG devem ser tomadas?

Ouça em voz altaPausarUma única dose, logo após o nascimento. Até 2006, eram aplicadas duas doses: uma no bebê recém-nascido e outra entre os 6 e 10 anos. No entanto, a baixa eficácia no combate à tuberculose, fez com que o Ministério da Saúde suspendesse a segunda dose da vacina BCG.

Quando é necessário repetir a BCG?

Ouça em voz altaPausarNão há recomendação de revacinar crianças que foram vacinadas com a vacina BCG e que não apresentem cicatriz vacinal independentemente do tempo transcorrido após a vacinação.

Postagens relacionadas: