O que são sedativos e hipnóticos?

Índice

O que são sedativos e hipnóticos?

O que são sedativos e hipnóticos?

São chamados de sedativos os fármacos capazes de deprimir a atividade do sistema nervoso central, como os ataráxicos (tranquilizantes menores) e outros. São chamados de hipnóticos os sedativos que produzem sonolência e facilitam iniciar o sono.

Quais são os medicamentos hipnóticos?

Tipos de sedativos-hipnóticos

  • Barbitúricos: como fenobarbital.
  • Benzodiazepínicos: como diazepam, lorazepam, alprazolam, nitrazepam, clonazepam.

Quais os efeitos colaterais dos sedativos hipnóticos?

Efeitos adversos Os mais comuns são: náuseas e vômito, hipotensão, sonolência e letargia. Com o uso prolongado podem causar a dependência, e ao pausar podem surgir sintomas da síndrome da abstinência. A sobredosagem pode causar intoxicação, com coma e morte do indivíduo.

Quais são os sedativos hipnóticos?

Tipos de sedativos-hipnóticos

  • Barbitúricos: como fenobarbital.
  • Benzodiazepínicos: como diazepam, lorazepam, alprazolam, nitrazepam, clonazepam.

Quais são os agentes sedativos e hipnóticos?

  • Fármacos sedativos e hipnóticos. Os agentes sedativo-hipnóticos produzem sedação, sono, inconsciência, anestesia cirúrgica, coma e depressão respiratória e da função cardiovascular dependendo da dose. Um fármaco sedativo é definido como um agente capaz de reduzir a excitação e exercer efeito calmante, sem induzir ao sono, embora produza sonolência.

Como é um fármaco sedativo?

  • Um fármaco sedativo é definido como um agente capaz de reduzir a excitação e exercer efeito calmante, sem induzir ao sono, embora produza sonolência. A sedação está relacionada à diminuição da estimulação estando associada a alguma redução da atividade motora e do processo de pensamento.

Qual o significado do termo sedativo?

  • O termo sedativo é usado para designar um grupo de medicamentos que possuem a capacidade de diminuir o nível de vigilância, sendo útil no alívio de estados em que há excitação excessiva.

Qual o seu papel como sedativo?

  • Seu papel como sedativo ainda é importante, apesar do arsenal terapêutico contar com grande número de agentes tranquilizantes, que se distinguem pôr produzirem menos sonolência. entretanto, alguns desses medicamentos, preponderamente ansiolíticos na ação (sedativos), são utilizados também como hipnóticos.

Postagens relacionadas: