Quais são os medicamentos bisfosfonatos?

Quais são os medicamentos bisfosfonatos?

Quais são os medicamentos bisfosfonatos?

Os bisfosfonatos são medicamentos amplamente administrados a pacientes portadores de metástases tumorais em tecido ósseo e a pacientes com osteoporose. A droga reduz a reabsorção óssea, estimula a atividade osteoblástica, assim como inibe o recrutamento e promove a apoptose de osteoclastos.

Qual mecanismo de ação dos bifosfonatos?

Os bisfosfonatos (BP's) formam uma classe de substâncias químicas que apresenta uma ligação P-C-P em sua estrutura, e agem como inibidores da reabsorção óssea, mediada pelos osteoclastos.

Quando suspender bifosfonatos?

Em pacientes com em uso da medicação há mais de quatro anos, deve-se respeitar a orientação de pausa na terapia de 2 meses antes e 3 meses após a intervenção.

Qual a importância de identificar o uso dos bisfosfonatos durante a anamnese?

Sendo assim, identificar por meio de uma anamnese o uso dos bifosfonatos é de fundamental importância para evitar quadros de osteonecrose, que apresentam difícil tratamento e redução da qualidade de vida do paciente.

Quais as ações dos bisfosfonatos no tratamento da osteoporose?

Bisfosfonatos são medicamentos que alteram o metabolismo ósseo, aumentam a massa óssea e diminuem o risco de fratura, bem como têm uma importante função no tratamento de diversas desordens que afetam o tecido ósseo, como osteoporose e hipercalcemia associada à disseminação óssea de neoplasias malignas – especialmente ...

Como os bifosfonatos influenciam no tratamento odontológico?

O uso crônico dos bisfosfonatos pode causar como efeito colateral a osteonecrose dos maxilares após tratamento odontológico. Quando ocorre a necrose óssea, a LLLT tem sido considerada como uma alternativa de tratamento, melhorando a condição clínica e sintomatológica.

Para que serve o denosumab?

PROLIA contém denosumabe, uma proteína (anticorpo monoclonal) que interfere na ação de outra proteína a fim de tratar a perda óssea e a osteoporose. O tratamento com PROLIA torna o osso mais forte e menos suscetível à quebra. O osso é um tecido vivo e se renova durante todo o tempo.

O que é Antirreabsortivos?

Antirreabsortivos são potentes inibidores da reabsorção óssea empregados no tratamento da osteoporose e das alterações do metabolismo ósseo associadas ou não a neoplasias. Devido à sua eficácia, antirreabsortivos como bifosfonatos (BPs) e denosumabes (DMABs) são amplamente utilizados.

Quando suspender alendronato?

Depois dos cinco primeiros anos de tratamento, interromper o tratamento com alendronato é adequado para a maior parte dos pacientes. Deve‐se considerar um período de drug holiday (pausa no medicamento) com reavaliação do risco de fratura após 2 ou 3 anos.

Quais medicamentos causam osteonecrose?

Introdução: A Osteonecrose dos maxilares associada ao uso de medicamentos (OMAM) é uma entidade clinica que advém do uso de fármacos antireabsortivos como os bifosfonatos e o denosumab, bem como de fármacos antiangiogénicos.

Como são utilizados os bifosfonatos?

  • Os bifosfonatos são um grupo de medicamentos utilizados para a prevenção e o tratamento das doenças com reabsorção óssea, como a osteoporose. Os bifosfonatos são utilizados em outras doenças, como: Câncer com metástases ósseas, seja este com ou sem hipercalcemia, associada ao câncer de mama e de próstata.

Como são utilizados os bifosfonatos no tratamento de doenças com reabsorção óssea?

  • Os bifosfonatos são um grupo de medicamentos utilizados para a prevenção e o tratamento das doenças com reabsorção óssea, como a osteoporose. Os bifosfonatos são utilizados em outras doenças, como: Câncer com metástases ósseas, seja este com ou sem hipercalcemia, associada ao câncer de mama e de próstata. Doença de Paget.

Por que os bifosfonatos reduzem a renovação óssea?

  • Os bifosfonatos, especialmente o alendronato e o risedronato, são os únicos agentes não hormonais que tem demonstrado reduzir as fraturas vertebrais e as periféricas. Os bifosfonatos reduzem a renovação óssea diminuindo o número de lugares de remodelação ativos onde tem lugar a reabsorção óssea.

Postagens relacionadas: