Quais são as medidas de tendência central e de dispersão?

Índice

Quais são as medidas de tendência central e de dispersão?

Quais são as medidas de tendência central e de dispersão?

As medidas de tendência central são usadas para representar todos os números de uma lista, como a média das notas dos alunos que representa todo o desempenho de um ano. Por outro lado, as medidas de dispersão são aplicadas para determinar o grau de variação dos números de uma lista com relação à sua média.

Quais são as principais medidas de dispersão?

As medidas de dispersão são utilizadas para indicar o grau de variação dos elementos de um conjunto numérico em relação à sua média. Nesse texto trataremos de quatro medidas de dispersão: amplitude, desvio, variância e desvio padrão.

Quais são as medidas de centralidade?

  • As medidas de centralidade que apresentaremos são a Média Aritmética, a Moda e a Mediana. Vamos mostrar a seguir o que vem a ser cada uma delas. É uma das medidas de tendência central mais utilizadas no cotidiano.

Quais são as distribuições de tendência central?

  • Ambas as distribuições são assimétricas, sendo uma para a direita e outra para a esquerda. Figura 3.3: Variáveis com distribuições com medidas de tendência central diferentes.

Qual a medida mais utilizada no cotidiano?

  • É uma das medidas de tendência central mais utilizadas no cotidiano. É determinada pelo resultado da divisão do somatório dos números dados pela quantidade de números somados. Por exemplo, vamos determinar a média dos números 3, 12, 23, 15, 2. Para isso basta somarmos todos os números e dividirmos pela quantidade de números, ou seja:

Qual o valor da mediana?

  • A Mediana (M d) representa o valor central de um conjunto de dados. Para encontrar o valor da mediana é necessário colocar os valores em ordem crescente ou decrescente. Quando o número elementos de um conjunto é par, a mediana é encontrada pela média dos dois valores centrais. Assim, esses valores são somados e divididos por dois.

Postagens relacionadas: