O que são os meristemas primários?

Índice

O que são os meristemas primários?

O que são os meristemas primários?

Meristema é um tecido não diferenciado, e é o primeiro a aparecer nas extremidades da radícula e dos cotilédones da semente. Meristema fundamental – formam todos os tecidos primários do sistema fundamenta dos tecidos do córtex: parênquima, colênquima e esclerênquima. ...

Quais são os tecidos Meristematicos primários?

Os tecidos meristemáticos primários são: a protoderme, o procâmbio e o meristema fundamental. A protoderme é o tecido que reveste externamente o embrião e dará origem a epiderme, o primeiro tecido de revestimento da planta. O procâmbio dará origem aos tecidos vasculares, xilema e floema primários.

O que é o meristema secundário?

Meristemas secundários, popularmente conhecidos como sistema secundário, são encontrados em dicotiledôneas e gimnospermas. ... As células deste mostram-se com características opostas do meristema primário, com seu núcleo periférico, parede celular espessa, diferença no tamanho das células e vacúolo central.

Quais são os três meristemas primários?

Meristema Primário

  • Protoderme: se diferenciará em epiderme, tecido de revestimento da planta;
  • Procâmbio: originará o xilema e o floema primários, tecidos que formam o sistema vascular;
  • Meristema Fundamental: se diferenciará formando os tecidos fundamentais: parênquima, colênquima e esclerênquima.

Quais os tipos de meristemas secundários?

Os meristemas secundários ou laterais promovem o crescimento da planta em espessura. Eles são o felogênio e o câmbio. Responsável pelos tecidos vasculares secundários, o câmbio produz xilema e floema secundários, enquanto o felogênio origina a periderme, que substitui a epiderme, e é formado pelo súber e feloderme.

Quais são os meristemas primários e quais tecidos darão origem?

Os meristemas apicais da raiz e do caule, são primários em origem, porque estão presentes na planta desde o embrião (Fig. 1). A atividade desses meristemas forma os tecidos primários e leva ao crescimento em comprimento dos órgãos, formando o corpo primário ou estrutura primária do vegetal; b.

Postagens relacionadas: