O que as micotoxinas causam nos animais?

O que as micotoxinas causam nos animais?

O que as micotoxinas causam nos animais?

A redução do ganho de peso nos animais geralmente é consequência das disfunções entéricas e hepáticas. Ainda causam edema pulmonar, problemas cardíacos, imunossupressão, diarreia, degeneração, redução no desenvolvimento e síndrome da mortalidade aguda em aves.

O que são micotoxinas e qual o risco que representam para a saúde humana e animal?

Você já ouviu falar de micotoxina? Elas são substâncias produzidas por fungos e causam efeitos tóxicos em animais e humanos.

O que as micotoxinas causam?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determina que algumas categorias de alimentos, como laticínios, biscoitos e massas, tenham limite para a presença de micotoxinas. Isso porque a sua contaminação é capaz de gerar náuseas e vômitos e causar problemas nos rins, fígado e cérebro, por exemplo.

O que são micotoxinas e quais as principais micotoxinas de importância na veterinária?

Micotoxinas são metabólitos secundários produzidos por diversos fungos encontrados nos substratos alimentares que compõe a dieta das aves. As principais micotoxinas e órgãos alvo na espécie avícola são: aflatoxinas no fígado; ocratoxina ”A” nos rins; fumonisinas no pulmão; e tricotecenos no trato digestivo.

Que tipo de perigo a ingestão desse milho contaminado representa para o animal?

verticillioides existente é encontrado no milho e, aproximadamente 70% do total de fumonisinas encontrada em alimentos contaminados, correspondem a FB1. Essa toxina provoca toxicidade aguda em diversos animais, especialmente aves, suínos e equinos, podendo leva-los até a morte (Oliveira et al., 2015).

Quais as consequências para o organismo humano e animal das tricotecenos?

A toxidade dos tricotecenos está localizada principalmente no anel epóxido, e essas micotoxinas têm o poder de inibir a síntese de proteínas de DNA e RNA e acarretam efeitos imunossupressores e hemorrágicos.

Quais são os efeitos tóxicos das micotoxinas em seres humanos?

Em baixas doses, as micotoxinas são neutralizadas pelo fígado e não se acumulam no corpo enquanto a exposição permanece baixa. Já em grandes doses de aflatoxinas podem causar intoxicação aguda (aflatoxicose) e podem ser fatais, geralmente por danos ao fígado.

Quais são as principais micotoxinas e os seus efeitos?

Num trabalho publicado pela International Agency for Research on Cancer (IARC RC), cinco micotoxinas produzidas por fungos foram consideradas de maior risco à saúde humana e animal. Estas toxinas são: aflatoxinas (AFLA), ocratoxina A (OTA), zearalenona (ZON), desoxinivalenol (DON) e fumonisinas (FUMO).

Quais são as principais micotoxinas na nutrição animal?

  • As principais micotoxinas de ocorrência em grãos e subprodutos utilizados na nutrição animal no Brasil são: aflatoxinas, fumonisinas, zearalenona, tricotecenos e ocratoxina A. Outras micotoxinas, mesmo que ocorram em menor frequência, provocam importantes perdas econômicas quando contaminam os alimentos.

Quais alimentos estão contaminados por micotoxinas?

  • Segundo a Food and Agriculture Organization (FAO), agência das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, cerca de 25% dos alimentos no mundo estão contaminados por micotoxinas. Isso inclui alimentos que passaram por processos industriais, ainda que a quantidade neles seja menor.

Qual a probabilidade de ingerir produtos com altos níveis de micotoxinas?

  • A probabilidade de uma pessoa ingerir produtos com altos níveis de micotoxinas é baixa, considerando os controles determinados pela Anvisa, mas, em caso de mal-estar, é recomendada uma visita ao médico, que poderá determinar a causa exata e o tratamento adequado.

Como são produzidas as aflatoxinas?

  • As aflatoxinas são produzidas por fungos do gênero Aspergillus e relatadas como hepatotóxicas, mutagênicas, imunossupressoras e neoplásicas.

Postagens relacionadas: