O que é a força de trabalho?

Índice

O que é a força de trabalho?

O que é a força de trabalho?

Conceito de origem marxista, a força de trabalho representa as capacidades físicas e outras a desenvolver pelos indivíduos nos diversos processos de trabalho. Estes indivíduos, agentes dos processos de trabalho, são dotados de capacidades técnicas e de métodos que lhes permitem operar as ferramentas e os equipamentos.

O que é força de trabalho exemplos?

Força de trabalho pode significar: O número de pessoas com capacidade para participar do processo de divisão social do trabalho, em uma determinada sociedade. ... Em O Capital, a compra e venda da força de trabalho é a base do capitalismo industrial. Os proletários são, por definição, privados de meios de vida.

Em que a força do trabalho se transformou?

O trabalho sempre esteve presente na história da humanidade, sendo seu objetivo inicial, sobrevivência. Porém, com a Revolução Industrial, passou-se a o lucro e para obtê-lo era preciso mão-de-obra de baixo custo, fato que teve como consequência à exploração dos trabalhadores.

Por que os meios de produção são uma força produtiva?

  • Marx enfatizou que os meios de produção não são uma força produtiva, a menos que sejam operados, mantidos e mantidos pelo trabalho humano. Sem a aplicação do trabalho humano, a condição física e o valor do mesmo se deteriorariam, se depreciariam ou seriam destruídos, como se fosse uma cidade fantasma.

Qual o conceito de forças produtivas?

  • Forças produtivas (em alemão, Produktivkräfte) é uma ideia central do marxismo e do materialismo histórico. Na sim crítica da economia política de Karl Marx e Friederich Engels, [1] o conceito corresponde à combinação da força de trabalho humana com os meios de produção - isto é, instrumentos e objetos de trabalho, tais como ...

Qual o conceito de força de trabalho?

  • Na crítica da economia política de Karl Marx e Friederich Engels, o conceito corresponde à combinação da força de trabalho humana com os meios de produção - isto é, instrumentos e objetos de trabalho, tais como tecnologia, incluindo infraestrutura, ferramentas, máquinas, técnicas, materiais, conhecimento técnico; a terra e demais recursos naturais.

Será que a força de trabalho dos agentes dos processos de produção é uma mercadoria?

  • No caso concreto do modo de produção capitalista, o não serem os detentores dos meios de produção, a força de trabalho dos agentes dos processos de trabalho passa a ser tratada como uma mercadoria.

Postagens relacionadas: