O que são os microssistemas na acupuntura?

O que são os microssistemas na acupuntura?

O que são os microssistemas na acupuntura?

Os pontos de microssistemas são ZONAS específicas distribuídas na superfície do pavilhão auricular, que refletem fielmente a atividade funcional de todo o corpo humano. Podendo ser empregados tanto para a avaliação quanto para o tratamento de alterações no corpo do paciente.

O que são microssistemas na medicina chinesa?

Em Micro-Sistemas (2011), microssistemas são pequenas regiões do corpo, onde se apresentam uma concentração elevada de terminações nervosas, o que potencializa a resposta terapêutica e com isso, pequenos estímulos provocam efeitos significativos a uma grande área correspondente do organismo.

Quais os princípios da medicina tradicional chinesa?

A Medicina Tradicional Chinesa fundamenta-se em conceitos filosóficos que englobam uma força ou corrente vital (o qi), o equilíbrio entre duas forças vitais que se opõem e complementam (o yin e o yang), e na teoria de que todas as coisas são compostas por cinco elementos.

Quais são as fontes de energia de acordo com a medicina tradicional chinesa?

De acordo com a medicina chinesa, a energia é obtida através de duas fontes: respiração e alimentação.

O que é um microssistema?

Os microssistemas representam uma inovadora onda no Direito brasileiro. É o efeito de uma evolução na forma de se conceber o direito, é efeito de uma superação consistente da estrita legalidade, cominada na teoria pura do direito. ... Não mais permite que a mais suprema e inconteste fonte do direito seja a lei.

O que é o QI na acupuntura?

A MTC descreve a fisiologia e a psicologia humanas em termos de qi (ou "chi"), uma energia vital que circula pelos canais de energia chamados meridianos. ... A acupuntura é uma das principais modalidades de tratamento da MTC e o mais antigo e comum procedimento médico no mundo.

Qual o objetivo da auriculoterapia?

Consiste na estimulação mecânica de pontos específicos do pavilhão auricular para aliviar dores e/ou tratar problemas físicos e psíquicos. Além disso, pode ajudar a diagnosticar doenças através da observação de alterações nestes pontos.

Em que se baseia a medicina chinesa?

A medicina tradicional chinesa utiliza a fitoterapia e outros medicamentos como seu último recurso para combater os problemas de saúde. Segundo sua crença básica, o corpo humano dispõe de um sistema sofisticado para localizar as doenças e direcionar energia e recursos para curar os problemas por si mesmo.

Quais são as medicinas chinesas?

São sete os principais métodos de tratamento da medicina tradicional chinesa:

  • Tui Na ou Tuiná (推拿)
  • Acupuntura (針疚)
  • Moxabustão (艾炙)
  • Ventosaterapia (拔罐)
  • Fitoterapia chinesa (中药)
  • Terapia alimentar chinesa (食療) ou dietoterapia chinesa.

Quais são as técnicas de medicina chinesa?

  • A Medicina Chinesa engloba técnicas de tratamento como a Acupunctura, a Fitoterapia, a Massagem Chinesa , Correcções Osteo-articulares (Osteopatia Chinesa), Nutrição e Dietética e Exercícios terapêuticos. Existem também outras técnicas que consideramos aqui como sub-técnicas da Acupuntura.

Como nasce a medicina chinesa?

  • A Medicina Chinesa nasce do conhecimento adquirido pela experiência empírica dos povos que viviam na região da actual China (na altura este território era composto por diferentes reinos). Aliado ao conhecimento prático que ia sendo adquirido, estava a capacidade de observação do ser humano e do mundo envolvente de forma atenta e consciente.

Quais são os clássicos da medicina chinesa?

  • Os livros clássicos de Medicina Chinesa já continham descrições pormenorizadas do corpo humano. A Organização Mundial de Saúde categoriza a acupunctura como uma área da medicina tradicional e refere várias patologias nas quais a acupunctura prova ter tratamento eficaz. Consulte aqui algumas das áreas de atuação da Medicina Chinesa.

Como a medicina tradicional chinesa enxerga uma doença?

  • Assim, a medicina tradicional chinesa não enxerga uma doença sob a mesma ótica da medicina convencional. Enquanto a última se preocupa em tratar e aliviar os sintomas gerados por uma doença, a MTC investiga, a partir de um sintoma, as verdadeiras causas desse desequilíbrio, analisando o corpo como um todo.

Postagens relacionadas: