O que é fazer uma auditoria?

Índice

O que é fazer uma auditoria?

O que é fazer uma auditoria?

Auditoria é um processo de verificação e análise de atividades desenvolvidas por uma determinada empresa. O seu objetivo principal é examinar se elas estão de acordo com o que foi planejado ou estabelecido anteriormente pela organização.

O que significa a palavra auditoria?

[ Contabilidade ] Análise e avaliação do estado contabilístico de uma empresa ou instituição feita por um especialista em assuntos financeiros e económicos . 3. [Por extensão] Fiscalização da legalidade ou da conformidade de uma actividade , de um serviço, de um sistema, de um processo, etc.

O que se estuda em auditoria?

Auditoria É Uma Especialização Da Ciência Contábil (E Uma Das Mais Importantes!) Primeiramente devemos saber que a auditoria é uma especialização dentro da ciência contábil, que é a ciência que estuda, registra e interpreta os fatos e fenômenos que alteram o patrimônio de uma empresa.

Quando fazer uma auditoria?

O interessante é que a auditoria seja realizada periodicamente, em intervalos de tempo predefinidos, pelo menos uma vez por ano, para que possa favorecer a prevenção de erros e evitar que a situação se torne insustentável. Recomenda-se para fins de apoio a gestão que a auditoria seja feita em períodos semestrais.

Por que a auditoria é importante?

Ela serve para resguardar o patrimônio, contra danos ou riscos provocados por erros e irregularidades. Por isso é de extrema importância que a precisão e a confiabilidade das informações contábeis para a tomada de decisões.

Como é feita a auditoria?

  • A auditoria analisa de modo imparcial tais atividades organizacionais para saber se tudo está conforme os objetivos previamente determinados da organização, inclusive no aspecto legal. Quem desempenha e realiza o processo de auditoria é o chamado auditor, responsável direto pela aplicação dos procedimentos.

Qual é o conceito da auditoria interna?

  • CAPÍTULO 1 –ENQUADRAMENTO DA AUDITORIA INTERNA 1.1. Conceito De acordo com a definição do Institute of Internal Auditors (IIA) 2, a auditoria interna é uma atividade independente, de avaliação objetiva e de consultoria, que tem como objetivo acrescentar valor e melhorar as operações de uma organização.

Quais são os tipos de auditoria?

  • Existem dois tipos de auditoria: internas e externas – ainda falaremos mais sobre elas neste artigo. Independente do tipo, esse processo é realizado por profissionais qualificados que buscam encontrar não conformidades para corrigir os erros e evitar fraudes com mais rapidez e qualidade, minimizando as falhas e desenvolvendo planos de ação.

Como é definida a auditoria?

  • De maneira simples, pode ser definida como a auditoria que analisa todo o dinheiro, recursos e patrimônio que pertence à organização, assim como todo bem de valor que entra e sai da mesma (incluindo o dinheiro, é claro).

Postagens relacionadas: