Quais são os tipos de micotoxinas?

Quais são os tipos de micotoxinas?

Quais são os tipos de micotoxinas?

Ouça em voz altaPausarAs micotoxinas mais amplamente estudadas são as produzidas pelos bolores Aspergillus, Fusarium, Pennicillium e Claviceps. As principais micotoxinas produzidas por estes bolores são aflatoxinas, ocratoxinas, deoxinivalenol (DON, vomitoxina), toxina T-2, zearalenona, fumonisinas e toxinas ergot.

O que são micotoxinas e qual a sua importância?

Ouça em voz altaPausarAs micotoxinas são substâncias produzidas pelos fungos e que provocam efeitos tóxicos em animais e seres humanos. A presença de fungos em alimentos e sua consequente toxicidade são conhecidas há muito tempo, mas a questão tem recebido mais atenção nas últimas décadas.

O que são micotoxinas e qual sua origem?

Ouça em voz altaPausarAs micotoxinas são metabólitos tóxicos secundários produzidos por fungos filamentosos. Os fungos crescem e se proliferam bem em grãos quando em condições ideais de temperatura, umidade e presença de oxigênio. A evidência da ocorrência das micotoxinas está relatada no Antigo Testamento.

Qual é considerada a micotoxina mais perigosa Quais são seus efeitos em animais e humanos?

Ouça em voz altaPausarA aflatoxina B1 é a mais tóxica das aflatoxinas, causando uma variedade de efeitos adversos e, em alguns casos podem ser letais, em diferentes espécies animais e humanos.

O que as micotoxinas podem causar?

Ouça em voz altaPausarA Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determina que algumas categorias de alimentos, como laticínios, biscoitos e massas, tenham limite para a presença de micotoxinas. Isso porque a sua contaminação é capaz de gerar náuseas e vômitos e causar problemas nos rins, fígado e cérebro, por exemplo.

Onde são produzidas as micotoxinas?

Ouça em voz altaPausarGeralmente as micotoxinas são produzidas em condições quentes e úmidas, e podem estar presentes nos cultivos de amendoim, trigo, pistache, cevada, arroz, castanhas, café, nozes, milho.

Quais são as condições que favorecem a produção de micotoxinas?

Ouça em voz altaPausarOs fungos produtores de micotoxinas são favorecidos pela presença de nutrientes e de energia e por condições de umidade, calor e pH (NELSON, 1993) e desenvolvem-se mais facilmente em grãos danificados quando coletado, armazenado ou parasitado, quando os grãos estão intactos, os fungos não os infectam (NELSON, 1993), ...

Como ocorre a produção de micotoxinas?

  • A colonização e a contaminação com micotoxinas podem ocorrer em simultâneo, ou a produção de micotoxinas pode ocorrer numa fase posterior (Logrieco et al., 2003). Normalmente, os requisitos ecofisiológicos para a produção de micotoxinas são mais restritos do que aqueles necessários ao crescimento fúngico.

Quais são as substâncias tóxicas destas micotoxinas?

  • As mais relevantes são as aflatoxinas (AFs), a ocratoxina A (OTA), a patulina (PAT), as fumonisinas (FUM), a zearalenona (ZEA) e o desoxinivalenol (DON), que se encontram todas legisladas a nível Europeu. Os principais efeitos tóxicos destas micotoxinas estão descritos na Tabela 1.

Por que as micotoxinas são carcinogênicas?

  • No mínimo, 14 micotoxinas são carcinogênicas, sendo as aflatoxinas as mais potentes. Como regra, aceita-se que 93% dos compostos mutagênicos são carcinogênicos. Com as micotoxinas, ensaios microbioló- gicos revelaram um nível de 85% de correlação entre carcinogenicidade e mutagenicidade.

Como o homem pode ser contaminado por micotoxinas?

  • O homem pode ser contaminado por micotoxinas através do consumo de alimentos processados ou in natura. Também pode ingerir carne de animais alimentados com ração contaminada, pois a toxina pode ser transmitida pelo corpo do animal através de sua carne, leite ou ovos.

Postagens relacionadas: