O que são melanócitos e qual sua função na pele humana?

Índice

O que são melanócitos e qual sua função na pele humana?

O que são melanócitos e qual sua função na pele humana?

O melanócito é uma célula dendrítica, especializada na produção de melanina, um pigmento de coloração marrom-escura. Estas células encontram-se na junção da derme com a epiderme ou entre os queratinócitos da camada basal da epiderme, além de estarem presentes também na retina.

Onde estão localizados os melanócitos?

Os melanócitos são derivados dos melanoblastos e estão localizados na epiderme, mais precisamente no estrato germinativo. Possuem formato de glóbulo, que é de onde partem prolongamentos que se estendem em direção à região mais superficial da epiderme (veja figura acima).

O que é a tirosinase?

A tirosinase é a enzima que desempenha um papel crítico na biossíntese de melanina e é considerada a enzima chave na coloração de pele, cabelo, olhos e no escurecimento de alimentos.

O que é melanina e qual a sua função?

Em termos gerais, essa proteína é responsável por garantir coloração à pele, cabelos e outros pelos no corpo - mas essa não é sua única função. Nos tecidos, a melanina também tem a responsabilidade de proteger a pele da ação prejudicial dos raios UV, mantendo o DNA intacto dentro das células.

Em que camada da pele a melanina é mais encontrada?

A melanina é produzida nos melanócitos, células que se originam das cristas neurais do embrião e que se localizam em várias partes do corpo, como olhos, sistema nervoso central, pele e mucosas. Na pele, os melanócitos são encontrados na camada basal da epiderme e, algumas vezes, na derme.

O que é um melanócito?

A melanina é uma proteína produzida a partir da tirosina (um aminoácido essencial) por células especializadas denominadas de melanócitos. Esse pigmento apresenta normalmente coloração marrom e sua principal função é proteger o DNA contra a ação nociva da radiação emitida pelo sol.

Qual a porcentagem de melanócitos na epiderme?

Através da coloração de HE, melanócitos são encontrados entre as células da camada basal da epiderme, na proporção média de uma para 10 células basais,28 identificados como células com pequeno núcleo hipercromático e citoplasma claro.

Quais os distúrbios afetam os melanócitos?

  • Existem alguns distúrbios que podem afetar os melanócitos, gerando doenças, como: vitiligo, melasma ou cloasma, hipercromias, nervos melanocíticos e melanoma. Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/citologia/melanocito/. Arquivado em: Citologia.

Como os melanócitos fazem parte do sistema imunológico?

  • Além de seu papel de proteção à luz ultravioleta, os melanócitos também fazem parte do sistema imunológico e são considerados células imunológicas.

Como é produzido a melanina na pele?

  • Texto sobre a Melanina, como esse pigmento da pele é produzido no organismo, ... A melanina presente na pele tem a função fundamental de proteção.

Qual a diferença na cor da pele entre indivíduos mais pigmentados?

  • A diferença na cor da pele entre indivíduos mais ou menos pigmentados não se dá por diferenças na quantidade de melanócitos em sua pele, mas pelas propriedades bioquímicas dos melanócitos (quantidade absoluta e quantidades relativas de eumelanina e feomelanina ). Este processo está sob controle de hormônios, incluindo os péptidos MSH e ACTH .

Postagens relacionadas: