Quem são as mitocôndrias?

Índice

Quem são as mitocôndrias?

Quem são as mitocôndrias?

As mitocôndrias são organelas celulares encontradas na maioria das células eucarióticas. As mitocôndrias são responsáveis pelo processo de respiração celular. As mitocôndrias apresentam membrana dupla e um DNA circular próprio.

Quais células têm mitocôndrias?

células eucariontes As mitocôndrias são organelas celulares encontradas exclusivamente nas células eucariontes. É nelas que ocorre a respiração celular, um processo em que moléculas orgânicas são utilizadas na fabricação de adenosina trifosfato (ATP), que é a principal fonte de energia das células.

Quantas mitocôndrias existem em uma célula humana?

O número de mitocôndrias varia de uma célula para outra, porém, normalmente, observam-se centenas de mitocôndrias em uma única célula. Um número maior é observado em células que apresentam grande atividade metabólica. Além disso, as mitocôndrias acumulam-se nos locais do citoplasma que possuem maior gasto de energia.

Qual a origem das mitocôndrias?

  • A origem das mitocôndrias, e também dos cloroplastos, é explicada por meio da teoria endossimbionte. De acordo com essa teoria, um ancestral das células eucariontes fagocitou um pequeno procarionte ancestral aeróbio (utilizava oxigênio para metabolizar as moléculas orgânicas), que começou a viver em seu interior.

Como funciona a mitocôndria?

  • As mitocôndrias usam o oxigênio e a glicose oferecidos pela célula, transformando-os em energia na forma de ATP (adenosina trifosfato) que é devolvida para célula. Imagem de mitocôndria numa célula de tecido pulmonar (imagem ampliada em microscópio eletrônico).

Qual a função secundária das mitocôndrias?

  • Uma função secundária das mitocôndrias é sintetizar proteínas para seu próprio uso. Eles trabalham de forma independente e executam a transcrição de DNA para RNA, e a tradução de RNA para aminoácidos (os blocos de construção da proteína), sem usar nenhum componente da célula.

Qual a quantidade de mitocôndrias na célula?

  • Assim, a quantidade de mitocôndrias na célula, bem como a sua distribuição dentro dela, está relacionada ao requerimento energético da célula, sendo que, em células que há um maior gasto de energia, essas organelas são encontradas em maior quantidade e localizadas em regiões específicas, nas quais ocorre esse gasto energético.

Postagens relacionadas: