O que diferencia um Micro-organismos Endofítico de um patógeno?
Índice
- O que diferencia um Micro-organismos Endofítico de um patógeno?
- Qual é a função dos endofíticos na interação com as plantas?
- Como ocorre a entrada de microrganismos endofíticos na planta e como se estabelecem?
- Como os endófitos fúngicos beneficiam uma planta lenhosa?
- O que são microrganismos Epifíticos?
- Onde são encontrados os endofíticos?
- O que é uma lesão Endofítica?
- Como ocorre a simbiose entre planta e microrganismo?
- Como podem ser as hifas dos fungos?
- O que são microrganismos fitopatogênicos?
- Quais são bactérias endofíticas?
- Qual a importância dos microrganismos?
- Qual a importância dos microrganismos na biosfera?
- Qual a interação entre plantas e microrganismos?
O que diferencia um Micro-organismos Endofítico de um patógeno?
Os microrganismos que vivem no interior de plantas e habitam de modo geral suas partes aéreas, como folhas e caules, mas não causam aparentemente nenhum dano a seus hospedeiros, são chamados de endofíticos.
Qual é a função dos endofíticos na interação com as plantas?
Os fungos endofíticos desempenham um importante papel na agricultura, podendo ser utilizados como agentes de biocontrole de pragas e doenças, além de influenciarem de forma positiva no crescimento vegetal por meio da produção de fitoreguladores (Afzal et al., 2014).
Como ocorre a entrada de microrganismos endofíticos na planta e como se estabelecem?
A entrada dos microrganismos na planta hospedeira ocorre através de aberturas naturais presentes nas folhas, como estômatos ou hidatódios, raízes, flores, sementes, lesões causadas por predadores e ainda carreadas por bactérias (AZEVEDO, 1998).
Como os endófitos fúngicos beneficiam uma planta lenhosa?
Carroll (1988) propôs que endófitos de plantas lenhosas fornecem defesa para a planta hospedeira por produzirem uma grande variedade de microtoxinas e enzimas que podem inibir o crescimento de micróbios e invertebrados herbívoros. A colonização por microrganismos endofíticos pode promover o crescimento dos vegetais.
O que são microrganismos Epifíticos?
Os microrganismos epifíticos são definidos como aqueles que vivem e se reproduzem na superfície foliar, sendo que as bactérias são os habitantes mais abundantes dessa região.
Onde são encontrados os endofíticos?
São distintos dos microrganismos epifíticos, que vivem na superfície dos órgãos e tecidos vegetais. Os endofíticos também podem ser encontrados não apenas nas partes aéreas dos vegetais, mas inclusive em raízes, que aliás, são uma das principais portas de entrada.
O que é uma lesão Endofítica?
Significado de Endofítico adjetivo [Botânica] Relativo ou pertencente a um endófito. [Botânica] Situado ou que ocorre dentro de tecidos de plantas.
Como ocorre a simbiose entre planta e microrganismo?
Na simbiose inter e intracelular, entre microrganismos fixadores de nitrogênio e plantas, o desenvolvimento de uma forma endofítica de vida para o microrganismo simbionte é essencial. ... Esta seqüência de etapas somente se desenvolve se existir uma relação homóloga específica entre as plantas hospedeiras e as bactérias.
Como podem ser as hifas dos fungos?
As hifas são os filamentos de células que formam o micélio dos fungos e o micobionte dos líquenes. São longas células cilíndricas com vários núcleos (cenocíticas, nos Zygomycota) ou septadas, mas onde cada célula pode ter vários núcleos; podem ser simples ou ramificadas.
O que são microrganismos fitopatogênicos?
Microrganismos endofíticos são aqueles que vivem no interior das plantas sem lhes causar danos aparentes diferente de microrganismos epifíticos que vivem na superfície das partes vegetais e de fitopatogênicos causadores de doenças.
Quais são bactérias endofíticas?
- Bactéris endofíticas Foto: Itamar Soares de Melo Microrganismos endofíticos, geralmente fungos e bactérias, são combinações de microrganismos e plantas que vivem sistematicamente no interior das plantas, sem causar aparentemente dano a seus hospedeiros.
Qual a importância dos microrganismos?
- Apesar da importância dos microrganismos, muito pouco da biodiversidade existente é conhecida, ao redor de 5% do total; tornando imperativo a exploração de microrganismos novos em ecossistemas especiais, como mares profundos, solos de regiões semi-áridas e endófitos.
Qual a importância dos microrganismos na biosfera?
- Um aspecto fascinante dos microrganismos é a ampla diversidade de formas e sua importância para a biosfera, primordialmente nos processos geoquímicos. Eles evoluíram mecanismos especializados para degradar compostos naturais complexos, como a lignina e também compostos sintéticos como os agrotóxicos.
Qual a interação entre plantas e microrganismos?
- Mais recentemente, vem sendo registrada a presença de microrganismos no interior de tecidos vegetais sadios, abrindo novas perspectivas para o estudo da interação planta/microrganismo.