Quais são os processos grupais?

Quais são os processos grupais?

Quais são os processos grupais?

Alguns aspectos dos processos grupais que podemos destacar, conforme Alexandre (2002), são coesão, cooperação, conflito, formação de normas, liderança, status e papel social.

O que são práticas grupais?

As práticas grupais são potência e abertura para uma outra humanidade possível. Elas são a possibilidade de experienciar os encontros e por meio deles sermos o que ainda não somos, de ultrapassarmos nosso ponto do desenvolvimento e alçar outros patamares.

O que é processos Grupais psicologia?

Esse artigo descreve os processos grupais, conceito da psicologia social que procura estudar a interação social, manifestações do comportamento de uma pes- soa com outras, ou pela simples expectativa da tal interação. ... É através dos grupos que as características sociais mais amplas agem sobre o ser humano.

Qual o objetivo dos grupos terapêuticos psicoterápicos?

“A tarefa na terapia de grupo é se envolver em uma comunicação significativa com os outros membros do grupo, revelar-se, dar feedback válido e examinar os aspectos ocultos e inconscientes dos próprios sentimentos, comportamentos e motivação” (YALOM, 2006, p. 197).

Qual a importância do processo grupal?

O processo grupal é o espaço para a problematização do cotidiano, para o desencadeamento de novas relações e vínculos afetivos, para a expressão de opiniões e sentimentos e por isso deve ser valorizado como um espaço de humanização (MARTINS, 2003).

Qual é a importância da compreensão da dinâmica dos grupos para a psicologia?

A dinâmica de grupo é um facilitador no processo de desenvolvimento, crescimento e amadurecimento de um indivíduo, na medida em que no processo há uma abordagem das relações intergrupais, aprimorando a totalidade dos membros que são a junção do sentir, o pensar e o agir.

Qual o papel do psicólogo em processos grupais?

ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO GRUPAL Em trabalhos com grupos, de acordo com Bechelli (2005), a atuação do psicólogo caracteriza-se em manter o foco na fala do grupo, apoiar os participantes que se sentem embaraçados, mediar conflitos e assegurar o cumprimento das regras estabelecidas, bem como, promover sentimentos positivos ...

Qual a relevância da atuação do psicólogo no estudo e desenvolvimento de processos grupais?

A atuação do psicólogo em grupos terapêuticos é de fundamental importância, pois viabiliza a elaboração psicossocial de seus participantes, fortalece sua autoestima, cria vín- culos afetivos, diminui a resistência das relações interpessoais, possibilitando a expressivi- dade dos mesmos.

Qual o objetivo dos grupos terapêuticos?

O objetivo do Grupo Terapêutico é transformar, através de relações afetivas, a autonomia excessiva (na qual a criança acredita que pode fazer as coisas por si só desconsiderando outras pessoas e regras sociais) em autonomia saudável, aquela em que ela crê na sua capacidade de agir só, negociando seus desejos com as ...

Qual o principal objetivo dos grupos operativos?

A técnica de grupo operativo consiste em um trabalho com grupos, cujo objetivo é promover um processo de aprendizagem para os sujeitos envolvidos. Aprender em grupo significa uma leitura crítica da realidade, uma atitude investigadora, uma abertura para as dúvidas e para as novas inquietações.

Quais são os Processos grupais?

  • Processos Grupais. Quando um grupo se estabelece uma série de fenômenos passa a atuar sobre as pessoas individualmente e, consequentemente, sobre o grupo. É o chamado processo grupal (Amaral, 2007). Diz respeito a dinâmica das relações, dos papéis, do funcionamento de determinado grupo (dinâmica psicossocial).

Quais foram as modalidades grupais do estágio?

  • Verificou-se que as modalidades grupais do estágio no período de 20 foram predominantemente institucionais em detrimento à intervenção psicológica clínica que ocorreram em número menor.

Quais são as possibilidades de grupo?

  • São amplas e ricas as possibilidades de grupo que fica difícil listar e definir exatamente cada modalidade, mesmo porque muitas delas se entrelaçam ou se complementam. A seguir está descrita uma classificação proposta por Zimerman (2000, p. 90) referente ao critério da finalidade.

Quais são as práticas grupais na atuação do psicólogo?

  • As práticas grupais na atuação profissional do psicólogo constituem uma ferramenta fundamental para a intervenção psicológica nas áreas da psicologia: clínica e institucional.

Postagens relacionadas: