Como podem ser classificados os glicídios?

Índice

Como podem ser classificados os glicídios?

Como podem ser classificados os glicídios?

a) Os glicídios são classificados de acordo com o tamanho e a organização de sua molécula em três grupos: monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos.

O que são monossacarídeos dissacarídeos e polissacarídeos?

Podem ser monossacarídeos, quando possuem entre 3 e 7 carbonos em sua constituição; dissacarídeos, quando são formados por dois monossacarídeos, unidos por uma ligação denominada glicosídica; ou polissacarídeos, compostos por centenas, ou milhares de monossacarídeos.

Como podem ser classificados os glicídios ou carboidratos?

Os glicídios são divididos em 3 grupos: Monossacarídeos, Oligossacarídeos e Polissacarídeos. São glicídios simples que não sofrem hidrólise são nomeados de acordo com a quantidade de Carbono da cadeia.

Quais são os monossacarídeos essenciais à vida?

  • Alguns monossacarídeos têm papel essencial à vida, por exemplo, a ribose está inserida na molécula de RNA; a desoxirribose na molécula de DNA; glicose é a principal fonte de energia para nossas células; frutose, encontrada nas frutas, também é fonte de energia, entre outros. A glicose é o monossacarídeo mais conhecido entre nós, ...

Quais são os Trissacarídeos?

  • Trissacarídeos: carboidratos formados pela junção de três monossacarídeos, por exemplo a rafinose (glicose + frutose + galactose); Polissacarídeos: carboidratos formados inúmeros monossacarídeos em uma longa cadeia polimérica, como por exemplo amido, quitina e celulose.

Quais são os carboidratos dissacarídeos?

  • Dissacarídeos: carboidratos formados pela junção de dois monossacarídeos, por exemplo a lactose (glicose + galactose); Trissacarídeos: carboidratos formados pela junção de três monossacarídeos, por exemplo a rafinose (glicose + frutose + galactose);

Quais são os polissacarídeos?

  • Polissacarídeos: carboidratos formados inúmeros monossacarídeos em uma longa cadeia polimérica, como por exemplo amido, quitina e celulose. Os monossacarídeos são os únicos carboidratos que não se hidrolisam, ou seja, a estrutura não pode ser rompida em reação com a água.

Postagens relacionadas: