Quais os fosfolipídios encontrados na membrana plasmática?

Índice

Quais os fosfolipídios encontrados na membrana plasmática?

Quais os fosfolipídios encontrados na membrana plasmática?

Os glicerofosfolipídios e alguns esfingolipidios fazem parte de um grupo que chamamos de fosfolipídios. Os fosfolipidios são lipídios compostos por uma molécula de glicerol, por uma cadeia insaturada de ácido graxo e uma cadeia saturada, por um ou dois grupos fosfato e uma molécula polar ligada a ele.

Porque os fosfolipídios se organizam em uma bicamada da membrana plasmática?

Os fosfolipídios, dispostos em uma bicamada, compõem o tecido básico da membrana plasmática. Eles são bem adequados a esta função, porque eles são anfifílicos, ou seja, eles têm regiões hidrofílicas e hidrofóbicas. Estrutura química de um fosfolipídio, mostrando a cabeça hidrofílica e as caudas hidrofóbicas.

O que é Anfipatia de uma molécula?

Moléculas anfipáticas (do grego: amphi, ambos + pathos, paixão), ou anfifílicas, são moléculas que apresentam características hidrofílicas (solúvel em meio aquoso), e hidrofóbicas (insolúvel em água, porém solúvel em lipídios e solventes orgânicos).

Como os fosfolipídios estão dispostos na membrana?

Eles podem acabar formando, igualmente na membrana plasmática uma bicamada, já que possuem características anfipáticas. A estrutura da molécula de fosfolipídios geralmente consiste de duas "caudas" de ácidos graxos hidrofóbicas ligadas por meio de um glicerol a uma "cabeça" hidrofílica consistindo de um grupo fosfato.

Quais são as características das moléculas anfílicas?

  • Portanto, existem cinco estruturas principais, que revelam uma característica fundamental dessas moléculas: sua alta tendência a se associar e se auto-montar em supramoléculas, que são adicionadas para formar nanoagregados. Assim, as moléculas anfifílicas não estão sozinhas, mas associadas.

Quais são as proteínas associadas à membrana?

  • As membranas também têm muitos tipos de proteínas associadas, que podem ser de dois tipos, extrínsecas ou intrínsecas. Proteínas extrínsecas ou periféricas são associadas por junções frouxas à membrana e podem ser facilmente separadas delas. As proteínas intrínsecas ou integrais estão fortemente associadas à bicamada e não perdem facilmente.

Qual a composição da membrana plasmática?

  • → Composição da membrana plasmática. A membrana plasmática é formada, principalmente, por lipídios e proteínas. Os lipídios atuam garantindo a estrutura da membrana, enquanto as proteínas estão relacionadas com as principais funções desempenhadas por essa estrutura celular.

Quais são as moléculas anfipáticas?

  • 1-Moléculas anfipáticas, ou anfifílicas, são moléculas que apresentam a característica de possuírem uma região hidrofílica, e uma região hidrofóbica. 2-Hidrofílica são solúvel em meio aquoso. Hidrofóbica são insolúvel em água, porém solúvel em lipídios e solventes orgânicos.

Postagens relacionadas: