Qual a diferença entre musgos e hepáticas?

Qual a diferença entre musgos e hepáticas?

Qual a diferença entre musgos e hepáticas?

Os musgos apresentam um gametófito com as folhas (filídios) dispostos de forma radial e rizóides multicelulares. ... As hepáticas apresentam o gametófito com simetria bilateral e prostrado e rizóides unicelulares.

Como diferenciar musgos hepáticas e Antóceros?

Talosas: os gametófitos são achatados e ramificados, assim como os dos antóceros; Folhosas: os gametófitos são diferenciados em estruturas semelhantes a caules e folhas, assim como os dos musgos. Os esporófitos das hepáticas são bem menores e apresentam uma menor duração do que os dos musgos e antóceros.

O que são os Antoceros?

Anthocerotophyta é um pequeno filo de plantas não vasculares, com 100-150 espécies, que reúne as plantas conhecidas pelo nome comum de antóceros. ... As células da maioria das espécies geralmente apresentam um único cloroplasto grande, com um pirenoide, como nas algas verdes.

Quais são as características diferenciais dos dois clados de hepáticas?

As hepáticas folhosas apresentam gametófitos diferenciados em filídios, caulídeos e rizoides, que não são considerados folhas, caules e raízes verdadeiras pois ocorrem na geração gametofítica e não apresentam xilema e floema. ... Nessa região são encontradas fileiras de escamas e os rizoides.

Por que os musgos e as hepáticas são plantas pequenas?

Devido a ausência de vasos condutores de nutrientes, a água absorvida do ambiente e é transportada nessas plantas de célula para célula, ao longo do corpo do vegetal. Esse tipo de transporte é relativamente lento e limita o desenvolvimento de plantas de grande porte. Assim, as briófitas são sempre pequenas, baixas.

Quais as características que permitem distinguir o Filo bryophyta?

Esse grupo de plantas apresentam características em comum com as algas, como os cloroplastos bem desenvolvidos e a reprodução sexuada do tipo oogâmica, em que ocorre a presença de uma oosfera grande e imóvel (gameta feminino) e um anterozoide menor e flagelado (gameta masculino).

O que são os Elatérios e qual é a sua função?

Elatério é um termo usado em botânica, com vários significados. A palavra deriva do grego elatérion, pelo latim elateriu. São estruturas parecidas com o formato do DNA, encontradas no interior dos esporângios, auxiliam na dispersão dos esporos amadurecidos, arremessando-os à distância.

Quais são as características dos Antóceros?

Possuem características comum com os musgos e hepáticas, devido apresentar uma alternância de gerações na qual o gametófito haploide persistente é a parte mais visível e duradoura do ciclo de vida, e também com seus talos (gametófitos) laminares, achatados que crescem rente ao solo.

Quais são as estruturas hepáticas e de musgos?

  • Por outro lado, algumas espécies de hepáticas e de musgos apresentam os gametófitos diferenciados em filídios, caulídeos e rizoides. Essas estruturas recebem essa denominação pois não são considerados folhas, caules e raízes verdadeiras, já que ocorrem na geração gametofítica e não apresentam xilema e floema.

Quais são os usos tradicionais de musgos?

  • Entre os usos tradicionais de musgos estão o uso como isolamento térmico em estruturas e vestuário e a utilização da sua capacidade de absorver líquidos, que no esfagno ultrapassa as 20 vezes o peso seco da planta. Ciclo de vida de um musgo típico ( Polytrichum commune ).

Qual a importância dos musgos no ecossistema?

  • Importância ecológica e econômica No ecossistema, os musgos desempenham importante papel na ciclagem de nutrientes, liberando substâncias necessárias ao desenvolvimento de plantas mais complexas. Além disso, ajudam a controlar a erosão e atuam na absorção de água, deixando o solo úmido e fértil.

Qual o tamanho dos musgos?

  • Os musgos são encontrados em todo o mundo, com exceção da água salgada. Seu tamanho pode ser invisível a olho nu e variar até mais de 1 metro de comprimento.

Postagens relacionadas: